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Ensino

Publicado: Sexta, 09 de Março de 2018, 13h13 | Última atualização em Sexta, 27 de Novembro de 2020, 16h12

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Sobre o Ensino Médio Integrado

A Educação Profissional Técnica de Nível Médio tem por finalidade formar técnicos de nível médio para atuarem nos diferentes processos de trabalho. Na forma de oferta integrada ao ensino médio, é voltada para alunos oriundos do ensino fundamental que fazem o ensino médio e a habilitação profissional com matrícula única em um só curso.

O ensino médio integrado constitui-se possibilidade de integração entre a formação geral e a formação técnica, da convivência do ensino médio e técnico em um mesmo currículo, numa mesma instituição de ensino, conforme estabelece o Parecer CNE/CEB n.º 39/2004:

Trata-se de um único curso, cumprindo duas finalidades complementares, de forma simultânea e integrada, nos termos do projeto pedagógico da escola que decidir oferecer essa forma de profissionalização a seus alunos, garantindo que todos os componentes curriculares referentes às duas finalidades complementares sejam oferecidas, simultaneamente, desde o início até a conclusão do curso (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2004, p. 404). 

Evidenciamos que o ensino médio integrado, para além da organização curricular de contemplar disciplinas da base geral e da área técnica no mesmo currículo, é primordial que essas disciplinas se unam através de uma constante busca por elementos integradores. Portanto, o ensino médio integrado

não é apenas uma forma de oferta da educação profissional de nível médio, o ensino integrado é uma proposição pedagógica que se compromete com a utopia de uma formação inteira, que não se satisfaz com a socialização de fragmentos da cultura sistematizada e que compreende como direito de todos o acesso a um processo formativo, inclusive escolar, que promova o desenvolvimento de suas amplas faculdades físicas e intelectuais (ARAÚJO e FRIGOTTO, 2018, p. 249).

Esse caminho, aponta para uma formação que se pretende ampla, em todos os sentidos, comprometida com o desenvolvimento de um ser humano integral que se caracteriza como formação omnilateral. Segundo Ciavatta (2012, p. 86), essa formação omnilateral pode ser compreendida “por formar o ser humano na sua integralidade física, mental, cultural, política, científico-tecnológico”, o que permitirá ao jovem se aproximar da realização de uma leitura ampla da realidade em que vive.

Habilitações Ofertadas

-Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio.
-Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

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Os cursos técnicos integrados ofertados

Práticas Pedagógicas

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