Práticas Pedagógicas
As práticas pedagógicas integradas buscam reconstruir totalidades através da relação entre as partes. O estabelecimento dessa relação pode ser possível através da seleção de conceitos que expressam as múltiplas relações que definem o real (o processo de produção e sua historicidade, a economia, a política, o meio ambiente, as questões sociais e culturais).
Para Araújo e Frigotto (2015) as práticas pedagógicas integradoras devem buscar valorizar, ao máximo, o trabalho coletivo, a problematização e auto-organização, pois são estratégicas para a formação de sujeitos solidários, críticos e autônomos.
Registramos nesse espaço práticas pedagógicas que são realizadas no âmbito dos cursos técnicos integrados ao ensino médio que estabelecem relações entre os conhecimentos e proporcionam aos alunos o desenvolvimento de sua criatividade, autonomia e criticidade.
Obs.: No ano letivo de 2020, devido a pandemia do COVID- 19, não foi possível realizar os registros fotográficos das práticas pedagógicas, uma vez que as atividades foram realizadas de forma remota.
Dessa forma, os registros fotográficos disponibilizados nesta página foram feitos em parceria com o blog Cotidianos Juvenis (produto educacional produzido pela Prof.ª. M.ª Sabrina Poloni Garcia). Esperamos, em breve, podermos fotografar novas atividades realizadas pelos nossos alunos do ensino médio integrado.
Aproveitamos para divulgar o link para acesso ao blog, um espaço de interação entre os alunos e a escola, assim como de divulgação das atividades que são realizadas no cotidiano escolar: https://cotidianosjuvenis.school.blog/
Projeto Integrador – Realizado com a turma do 4º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio
Os alunos do 4º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio apresentam seus produtos no final do curso. O projeto integrador vem sendo realizado desde 2018 de forma interdisciplinar. Os alunos desenvolvem websites fazendo conexões entre os conhecimentos de vários componentes curriculares do núcleo técnico e diversificado. O projeto integrador continua a ser executado com a turma do 4º ano de 2020. A atividade proporciona aos grupos de trabalho colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, além de proporcionar o desenvolvimento da criatividade, da autonomia e a capacidade de trabalhar em equipe.
Apresentação da turma do 4 ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio - ano letivo de 2018
Apresentação da turma do 4 ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio - ano letivo de 2019
Apresentação da turma do 4 ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio - ano letivo de 2019
Apresentação da turma do 4 ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio - ano letivo de 2019
International Fair – Realizada com as turmas dos 2º anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
Realizada duas edições, a primeira no ano de 2017 e a segunda no ano de 2019, o projeto é desenvolvido na disciplina de inglês. É uma atividade em que os discentes têm a oportunidade de apresentar, de forma lúdica e descontraída, assuntos diversos relacionados à cultura e à história de outros países, englobando temáticas como educação, saúde, segurança, música e culinária, além de interagir com a comunidade escolar, utilizando o idioma inglês como meio de comunicação.
Apresentação da turma do 2 ano do curso técnico em eletromecânica integrado ao ensino médio - ano letivo de 2019
Apresentação da turma do 2 ano do curso técnico em eletromecânica integrado ao ensino médio - ano letivo de 2019
Teatro sobre o “Achamento do Brasil” – Realizado com as turmas dos 2º anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
A peça teatral das turmas do 2º ano Integrado, intitulada "Achamento do Brasil", foi realizada nos dias 22 e 24 de abril de 2019, às 17 horas, no auditório do campus. Esta prática pedagógica foi proposta pelo fato dos alunos estarem estudando Literatura de Informação dentro do período conhecido como Quinhentismo. Além disso, a prática proporcionou aos alunos o desenvolvimento de autonomia e criatividade, uma vez que a produção do texto, figurino, a encenação foram realizados por eles.
Apresentação da turma do 2 ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio - ano letivo de 2019
Apresentação da turma do 2 ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio - ano letivo de 2019
Apresentação da turma do 2 ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio - ano letivo de 2019
Presença dos alunos do ensino médio integrado e dos professores de Língua Portuguesa, Artes e História
Musical – Realizada com as turmas dos 2º anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
O musical com a temática “Amizade” foi realizado no ano de 2019 com os alunos dos 2º anos dos cursos técnicos de Eletromecânica e Informática integrados ao ensino médio. A atividade proporcionou aos alunos o aprendizado sobre vocabulário da língua inglesa, uma vez que os alunos escolheram as músicas e as cantaram em inglês. Além disso, com a apresentação do musical os alunos manifestaram sua criatividade preparando os roteiros, os diálogos e figurino.
Apresentação da turma do 2 ano do curso técnico em eletromecânica integrado ao ensino médio - ano letivo de 2019
Apresentação da turma do 2 ano do curso técnico em eletromecânica integrado ao ensino médio - ano letivo de 2019
Apresentação da turma do 2 ano do curso técnico em eletromecânica integrado ao ensino médio - ano letivo de 2019
Presença do alunos do ensino médio integrado, professores e técnicos administrativos do campus
Projeto da Reforma das Carteiras Escolares – Realizado com a turma do 4º ano do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio
Projeto desenvolvido com a turma do 4º ano do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio, do ano de 2018, no âmbito da disciplina Fabricação Mecânica. Os professores Nilson Alves e Elias Dantas buscaram parcerias com professores de outras disciplinas como: matemática e legislação profissional. Uma vez que, a articulação entre os conhecimentos proporcionariam aos alunos muitas reflexões para além do saber técnico da disciplina de fabricação, mas sobre atitudes éticas, a abordagem dos aspectos de cidadania, preservação do patrimônio público e aplicação de toda a parte de cálculos referentes ao custo de material, mão de obra e economia representada pelo trabalho de reforma desse quantitativo de carteiras.
Carteiras escolares em desuso - ano letivo de 2018
Carteiras escolares em reforma - ano letivo de 2018
Carteiras escolares em reforma - ano letivo de 2018
Carteiras escolares reformadas pelos alunos da turma do 4 ano do curso técnico em eletromecânica integrado ao ensino médio - ano letivo de 2018
Feira dos 7 pecados – Realizado com as turmas dos 1º anos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
Prática pedagógica desenvolvida na disciplina de História no ano de 2019. A atividade é realizada em grupo organizada em dois momentos: exposição e debate. No momento da exposição os alunos explicam sobre a origem do pecado, seu significado e suas manifestações nos dias atuais. No momento do debate o professor faz perguntas chaves para que os alunos reflitam e possam debater entre eles. A atividade além de proporcionar conhecimento histórico e filosófico de uma forma diferenciada proporcionando a turma refletir sobre as questões sociais do mundo em que vivem, potencializa o planejamento do discurso e o desenvolvimento da oratória.
Apresentação dos alunos da turma do 1 ano do curso técnico em eletromecânica integrado ao ensino médio - ano letivo de 2019
Apresentação dos alunos da turma do 1 ano do curso técnico em eletromecânica integrado ao ensino médio - ano letivo de 2019
Apresentação dos alunos da turma do 1 ano do curso técnico em eletromecânica integrado ao ensino médio - ano letivo de 2019
Apresentação dos alunos da turma do 1 ano do curso técnico em eletromecânica integrado ao ensino médio - ano letivo de 2019
Voltar
Redes Sociais