Página inicial > Ensino > Uncategorised > Os cursos técnicos integrados ofertados

Os cursos técnicos integrados ofertados

Publicado: Quarta, 23 de Setembro de 2020, 15h07 | Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2020, 16h18

Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são organizados em 4 séries anuais, com recortes bimestrais, com duração mínima de 4 anos.

Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio

Ao ingressar no curso técnico em eletromecânica integrado ao ensino médio lhe será ofertado a formação geral e a formação técnica em um mesmo currículo. A formação do egresso irá permitir o desenvolvimento das seguintes atividades: assistência técnica, instalação, montagem e manutenção de sistemas eletromecânicos e equipamentos.

Contudo, ressaltamos que “o técnico que pretendemos formar, não se constitui apenas de um trabalhador capaz de executar com eficiência e eficácia os componentes técnicos de sua formação, mas que seja capaz de propor alternativas criativas, com iniciativa e criticidade, compreendendo o seu papel de cidadão, com direitos e deveres, numa sociedade que carece de valores como justiça e solidariedade e em constante transformação” (Projeto Pedagógico do Curso, 2008, p. 12).

A organização do curso está estruturada na Matriz Curricular por:

• Um núcleo comum que integra disciplinas das três áreas de conhecimentos do ensino médio (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias);

• Uma parte diversificada, que integra disciplinas voltadas para uma maior compreensão das relações existentes no mundo do trabalho e sua articulação com os conhecimentos acadêmicos;

• Formação profissional, que integra disciplinas específicas da área de Mecânica e Elétrica.

Dessa forma, o aluno irá cursar as disciplinas:
Núcleo Comum - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, História, Geografia, Biologia, Química, Física, Filosofia/Sociologia, Artes e Educação Física.

Núcleo Diversificado – Inglês, Legislação Profissional, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Informática, Desenho Técnico e Empreendedorismo.

Núcleo Profissional – Metrologia, Eletricidade, Elementos de Máquinas e Resistência dos Materiais, Tecnologia dos Materiais, Eletrônica: Analógica e Digital, Fabricação, Ensaio e Comandos Elétricos, Planejamento e Controle de Manutenção, Máquinas Elétricas, Manutenção Industrial Elétrica, Manutenção Industrial Mecânica e Lubrificação, Automação Industrial, Máquinas Térmicas, Hidráulica e Pneumática e CAD – Desenho por Computador.

Total da Carga horária da etapa escolar no curso: 3.600 horas.

Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

Ao ingressar no curso técnico em informática integrado ao ensino médio lhe será ofertado a formação geral e a formação técnica em um mesmo currículo. A formação do egresso irá permitir o desenvolvimento de programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. A utilização de ambientes de desenvolvimentos de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. A realização de testes de software, mantendo registro que possibilitem análises e refinamento dos resultados. A execução de manutenção de programas de computadores implantados.

A organização do curso está estruturada na Matriz curricular por:

• Base Comum Nacional, composta pelas áreas propostas nos documentos legais: Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; e Ciências da natureza, Matemática e suas tecnologias, visando

possibilitar ao aluno uma base consistente para que ele compreenda o mundo, a influência de suas ações e da própria sociedade e exercite a cidadania.

• Núcleo Diversificado: Disposto por Componentes Curriculares que permitem estabelecer relações entre o Ensino Médio e o mundo do trabalho, articulado com o conhecimento científico.

• Núcleo Profissional, composto por Componentes Curriculares que tratam da formação profissional do Técnico em Informática, visando propiciar ais alunos o desenvolvimento das competências necessárias ao exercício profissional.

Dessa forma, o aluno irá cursar as disciplinas:

Núcleo Diversificado – Inglês, Ética e Legislação Profissional, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, Informática, Fundamentos da Computação, Empreendedorismo e Fundamentos Matemáticos Computacionais.

Núcleo Profissional - Montagem e Manutenção de Sistemas Computacionais, Programação I, Redes de Computadores, Modelagem de Dados, Análise e Projeto de Sistemas, Programação II, Administração de Redes, Banco de Dados, Programação para WEB, Aplicativos gráficos para WEB, Projeto Integrador de Redes e Projeto Integrador de Desenvolvimento

Total da Carga horária da etapa escolar no curso: 3.600 horas.