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Ensino

Publicado: Sexta, 09 de Março de 2018, 13h13 | Última atualização em Sexta, 25 de Setembro de 2020, 14h08

Índice de Artigos







Diretoria de Ensino

A Diretoria de Ensino é órgão de planejamento, execução e avaliação das ações de ensino desenvolvidas no âmbito do campus e é composta pelos seguintes setores de ensino:

Diren – Diretoria de Ensino
diren.ci@ifes.edu.br | (28) 3526-9010

CGEN - Coordenadoria Geral de Ensino
cgen.cai@ifes.edu.br | (28) 3526-9035

CGP – Coordenadoria de Gestão Pedagógica
cgp.cai@ifes.edu.br | (28) 3526-9046

CRA – Coordenadorias de Registro Acadêmico
cra.ci@ifes.edu.br | (28) 3526-9008 ou 3526-9026

CGAC – Coordenadoria Geral de Assistência a Comunidade
cgac.cai@ifes.edu.br | (28) 3526-9038

CAE – Coordenadoria de Apoio ao Ensino
cae.ci@ifes.edu.br | (28) 3526-9041

CBI – Coordenadoria de Biblioteca
biblioteca.ci@ifes.edu.br | (28) 3526-9022

Coordenadorias de Cursos

  • Técnico em Eletromecânica: cocte.cai@ifes.edu.br | (28) 3526-9025
  • Técnico em Informática: cocti.cai@ifes.edu.br | (28) 3526-9033
  • Técnico em Mineração: coctm.cai@ifes.edu.br | (28) 3526-9006 ou 3526-9028
  • Superior em Engenharia Mecânica: coceme.cai@ifes.edu.br | (28) 3526-9019
  • Superior em Sistemas de Informação: cocsi.cai@ifes.edu.br | (28) 3526-9033
  • Superior em Engenharia de Minas: cocem.cai@ifes.edu.br | (28) 3526-9013 ou 3526-9028
  • Superior em Licenciatura em Matemática: coclm.cai@ifes.edu.br | (28) 3526-9042 ou 3526-9047
  • Superior em Licenciatura em Informática (EAD): cocli.cai@ifes.edu.br | (28) 3526-9045

Napne – Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas
napne.ci@ifes.edu.br | (28) 3526-9024

Atual Diretor de Ensino

Nilson Alves da Silva
Portaria nº 215 - D. O. U de 03/02/2020

 


 

Atendimento ao Aluno

Horário de Atendimento dos Monitores

Horários de Atendimento de Professor


Regulamentos e Normativas Gerais do Ifes

Frequência Global

ROD - Graduação (versão em Libras)

ROD - Pós-graduação 

ROD - Técnicos

Regulamentos e Normativas Internos do Ensino - Campus Cachoeiro

Normativa do uso do uniforme discente do Ifes Cachoeiro de Itapemirim

Regulamento de Recuperação Paralela Ifes Cachoeiro de Itapemirim

Regulamento de Responsabilização sobre Atraso Discente Ifes Cachoeiro de Itapemirim

Regulamento de Utilização dos Laboratórios Ifes Cachoeiro de Itapemirim

Regulamento de Utilização dos Armários Estudantis



Sobre o Ensino Médio Integrado

A Educação Profissional Técnica de Nível Médio tem por finalidade formar técnicos de nível médio para atuarem nos diferentes processos de trabalho. Na forma de oferta integrada ao ensino médio, é voltada para alunos oriundos do ensino fundamental que fazem o ensino médio e a habilitação profissional com matrícula única em um só curso.

O ensino médio integrado constitui-se possibilidade de integração entre a formação geral e a formação técnica, da convivência do ensino médio e técnico em um mesmo currículo, numa mesma instituição de ensino, conforme estabelece o Parecer CNE/CEB n.º 39/2004:

Trata-se de um único curso, cumprindo duas finalidades complementares, de forma simultânea e integrada, nos termos do projeto pedagógico da escola que decidir oferecer essa forma de profissionalização a seus alunos, garantindo que todos os componentes curriculares referentes às duas finalidades complementares sejam oferecidas, simultaneamente, desde o início até a conclusão do curso (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2004, p. 404). 

Evidenciamos que o ensino médio integrado, para além da organização curricular de contemplar disciplinas da base geral e da área técnica no mesmo currículo, é primordial que essas disciplinas se unam através de uma constante busca por elementos integradores. Portanto, o ensino médio integrado

não é apenas uma forma de oferta da educação profissional de nível médio, o ensino integrado é uma proposição pedagógica que se compromete com a utopia de uma formação inteira, que não se satisfaz com a socialização de fragmentos da cultura sistematizada e que compreende como direito de todos o acesso a um processo formativo, inclusive escolar, que promova o desenvolvimento de suas amplas faculdades físicas e intelectuais (ARAÚJO e FRIGOTTO, 2018, p. 249).

Esse caminho, aponta para uma formação que se pretende ampla, em todos os sentidos, comprometida com o desenvolvimento de um ser humano integral que se caracteriza como formação omnilateral. Segundo Ciavatta (2012, p. 86), essa formação omnilateral pode ser compreendida “por formar o ser humano na sua integralidade física, mental, cultural, política, científico-tecnológico”, o que permitirá ao jovem se aproximar da realização de uma leitura ampla da realidade em que vive.

Habilitações Ofertadas

-Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio.
-Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

Quero cursar o Ensino Médio Integrado

Os cursos técnicos integrados ofertados

Práticas Pedagógicas

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