Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Avaliação Institucional
Início do conteúdo da página

Auto Avaliação Institucional

Publicado: Terça, 14 de Junho de 2022, 13h28 | Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2024, 10h25

Índice de Artigos

CPA

Estabelecida pelo Sinaes, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o órgão colegiado formado por membros de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representantes da sociedade civil organizada. Tem como atribuições a condução dos processos de avaliação internos da Instituição, a sistematização e a prestação de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), consideradas as diretrizes, critérios e estratégias emanadas da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A Lei nº 10.861/2004 estabelece, ainda, como diretriz, que a CPA terá atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes na Instituição. A CPA coordena o processo de auto avaliação do Ifes por meio de avaliação integrada, sistêmica e global, que funciona como instrumento de diagnóstico da realidade, a fim de subsidiar ações que visem à melhoria do desempenho institucional em todos os níveis.

CSA

As Comissões Setoriais de Avaliação Institucional dos Campi – CSA’s foram criadas para colaborar na condução da Auto Avaliação Institucional em cada Campus do Ifes, onde desenvolvem as atividades juntamente com a CPA. As CSAIs têm a finalidade de implementar e acompanhar as atividades inerentes ao processo de Auto Avaliação do seu respectivo Campus.
Compete à CSA:
- Coordenar o processo de Auto Avaliação do Ifes – Campus Cachoeiro de Itapemirim;
- Planejar, organizar e orientar os trabalhos de Auto Avaliação do Ifes;
- Fazer o Relatório de Auto Avaliação Institucional, para subsidiar as ações de melhorias promovidas pela Equipe Diretiva do Ifes – Campus Cachoeiro de Itapemirim;
- Publicizar os dados consolidados para que toda comunidade acadêmica possa ter ciência das ações desenvolvidas pela CSA e Diretoria Geral do Ifes – Campus Cachoeiro de Itapemirim;
- Encaminhar o Relatório de Auto Avaliação Institucional ao MEC.

COMPOSIÇÃO DA CSA DO CAMPUS CACHOEIRO

Composição CSA 2021/2023
Portaria nº 321, de 14 de outubro de 2021  - Composição CSA, até 14/10/2023
Portaria nº 04, de 04 de janeiro de 2024  - Alterações da composição CSA, até 29/02/2024

Eleições CSA 2024/2026
Portaria nº 41, de 07 de fevereiro de 2024 - Comissão da eleição de recomposição da CSA
Lista de interessados em compor a CSA 2024/2026 (e-mails enviados e inscritos)
Portaria nº 78, de 04 de março de 2024 - Edital Interno 08/2024, Eleição de representantes discentes CSA
Portaria nº 96, de 13 de março de 2024 - Resultado da eleição de representantes discentes CSA

Composição CSA 2024/2026
Aguarda publicação de portaria

Contato: csa.cai@ifes.edu.br


O PROCESSO DE AUTO AVALIAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DOS RESULTADOS

O processo de Auto Avaliação institucional do Ifes constitui-se numa proposta de avaliação global, integrada e sistemática, utilizada para diagnosticar a realidade e subsidiar ações que visem à melhoria do desempenho institucional em todos os níveis.

A gestão de uma instituição deve estar fundamentada em informações que mostrem com transparência a realidade de seus setores. Além disso, é necessário que a opinião de toda a comunidade acadêmica seja levada às instâncias decisórias, e que essas opiniões subsidiem de maneira direta ou indireta o planejamento institucional.

A AFERIÇÃO DOS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO POSSIBILITA:
- Estabelecer melhores estratégias de resolução de problemas apontados de comunidade acadêmica.
- Aperfeiçoar a prática educativa, otimizando o processo educacional como um todo;
- Introduzir melhorias na Instituição (em procedimentos e em infraestrutura) a partir da análise dos dados coletados;
- Aperfeiçoar a gestão, contribuindo para a assertividade e a tomada de decisões;
- Reforçar a relação Instituição-Sociedade, dando transparência e clareza para as ações institucionais;
- Enviar relatório à Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – Conaes contendo o resultado da Auto Avaliação Institucional, que será referência para a avaliação externa realizada pelo MEC;


EIXOS AVALIADOS

A Auto Avaliação Institucional engloba a percepção do avaliador diante de cinco eixos principais. Dentro de cada eixo são dispostas questões chaves a serem julgadas. Abaixo as cinco categorias que compõem a avaliação:

Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional
Corresponde ao planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da Autoavaliação Institucional;

Eixo 2 – Desenvolvimento Institucional
Corresponde à missão e ao plano de desenvolvimento institucional, engloba também a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.

Eixo 3 – Políticas Acadêmicas
Corresponde à política para o ensino, pesquisa, pós-graduação, extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades; a comunicação com a sociedade e também as políticas de atendimento aos estudantes.

Eixo 4 – Política de Gestão
Corresponde às políticas de pessoal, às carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho; organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios, assim como a sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

Eixo 5 – Infraestrutura
Corresponde à infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.


Em breve.


Relatório CSA

RAPA Campus Cachoeiro de Itapemirim


Relatório CSA

Rapa Campus Cachoeiro de Itapemirim

Fim do conteúdo da página