Representantes do Ifes, do Centrorochas e do Sindirochas se encontram para conferir o progresso do Projeto ACV
A ferramenta confeccionada a partir desse projeto será adotada por diversos países.
No último dia 05 de fevereiro, representantes do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Espírito Santo (Sindirochas), da Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Cachoeiro de Itapemirim (Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim) reuniram-se no Ifes campus Cachoeiro para discutir os avanços do projeto de análise do ciclo de vida de rochas ornamentais.
Durante o encontro, foi apresentada a plataforma digital que reunirá e organizará os dados das empresas do setor. Em breve, a ferramenta entrará na fase de testes e deverá ser disponibilizada para uso. A ferramenta também será adotada pelos países que compõem a Aliança Estratégica de Rochas Naturais (NSSA), contando com a participação de nações como Alemanha, Espanha, Finlândia, Grécia, Itália, Portugal, Reino Unido, Turquia e Estados Unidos, além do Brasil. Esse acordo foi realizado durante a MARMOMAC 2024, a maior feira mundial do setor de rochas ornamentais.
A iniciativa tem como objetivo realizar um levantamento da performance ambiental da produção de rochas ornamentais no Brasil, abrangendo desde a extração até o transporte e beneficiamento – uma abordagem conhecida como Cradle-to-Gate (do berço ao portão).
Os resultados obtidos a partir da análise do ciclo de vida (ACV) fortalecerão o compromisso do setor com a sustentabilidade, garantirão maior competitividade à indústria e promoverão a transparência das operações sob o ponto de vista ambiental. Além disso, a elaboração do relatório de ACV possibilitará a criação do documento de Declaração Ambiental de Produto (EPD), atendendo, assim, às exigências de mercados internacionais.
O desenvolvimento da plataforma está sendo realizado pelo Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim, por meio do Laboratório de Pesquisa LAIR – Laboratório de Automação e Inovação em Rochas – e integra um projeto aprovado em edital de extensão tecnológica da FAPES. A
Com essa iniciativa, o Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim reafirma seu papel estratégico na pesquisa e inovação, demonstrando sua relevância para o setor de rochas ornamentais e para o desenvolvimento sustentável e tecnológico.
Participaram da reunião, pelo Centrorochas: Tales Machado (presidente), Fabio Cruz (vice-presidente) e Giovanni Francischetto (superintendente); pelo Sindirochas: Ed Martins (presidente) e Celmo de Freitas (diretor executivo); representando o IFES Cachoeiro de Itapemirim, o diretor geral Edson Peixoto, os coordenadores do projeto Igor Henrique Beloti Pizetta e Juliano Tessinari Zagoto, o pesquisador Rafael Silva Guimarães e o diretor de pesquisa Leandro Marochio. A assessora de comunicação do Sindirochas e do Centrorochas, Karina Porto-Firme, também participou do encontro.
Redes Sociais