Professores do Campus Cachoeiro realizam visitas técnicas na Itália
Entre os dias 07 e 30 de setembro de 2024, os professores Igor Henrique Beloti Pizetta e Juliano Tessinari Zagôto, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – Campus Cachoeiro de Itapemirim, realizaram uma série de visitas técnicas na Itália com objetivo de firmar parcerias e divulgar e ampliar as pesquisas em desenvolvimento no Campus Cachoeiro.
A iniciativa contou com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e integra o âmbito do projeto voltado à análise do ciclo de vida dos mármores capixabas, fruto de uma parceria entre o Ifes – Campus Cachoeiro e o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (CENTROROCHAS).
As atividades aconteceram em três importantes polos da indústria de rochas ornamentais italiana: Turim, Verona e Carrara, proporcionando aos docentes experiências diversificadas e perspectivas para o desenvolvimento de projetos futuros no Instituto.
Turim
Durante duas semanas, os professores tiveram a oportunidade de participar de uma imersão no Politécnico de Torino, trabalhando junto ao grupo de pesquisa liderado pela professora Isabella Bianco, referência mundial em análise de ciclo de vida de rochas ornamentais. Neste período, receberam treinamento no software SIMAPRO, ferramenta essencial para a realização dessas análises.
Como resultado desse intercâmbio, foi assinado um acordo de cooperação entre o Ifes e o Politécnico de Torino, mais um passo significativo para a internacionalização do Instituto.
Carrara
Ao longo de dois dias, os professores Igor Pizetta e Juliano Zagôto realizaram visitas técnicas às famosas pedreiras de mármore de Carrara, internacionalmente reconhecidas pela qualidade e beleza de seu material. Acompanhados pela engenheira de minas Cláudia Chiappino, puderam observar de perto os processos de lavra e beneficiamento. A engenheira, que também desenvolveu estudos sobre análise de ciclo de vida de rochas ornamentais italianas em parceria com a professora Isabella Bianco, compartilhou conhecimento técnico e metodológico valioso para o projeto capixaba.
Verona
Entre os dias 24 e 29 de setembro, os professores participaram da MARMOMAC 2024, a maior feira mundial do setor de rochas ornamentais. A presença no evento, viabilizada pela parceria entre o Ifes e o CENTROROCHAS, foi essencial para anunciar oficialmente os estudos sobre o ciclo de vida das rochas ornamentais brasileiras. Esse trabalho, conduzido pelo Ifes em conjunto com o CENTROROCHAS, encontra-se em fase de estruturação e coleta de dados.
Durante a feira, os professores estabeleceram contato com diversas empresas nacionais e internacionais, com o objetivo de oportunizar intercâmbios e parcerias estratégicas em prol da formação dos alunos do Ifes e do fortalecimento da cadeia produtiva de rochas ornamentais brasileiras.
Redes Sociais