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Informações e orientações – Ensino Flexível e retorno às atividades presenciais

Publicado: Sexta, 24 de Setembro de 2021, 15h57 | Última atualização em Segunda, 04 de Outubro de 2021, 07h01

O que é ENSINO FLEXÍVEL e como será o retorno no campus Cachoeiro

O ensino flexível é uma estratégia excepcional que utiliza a conjugação de Atividades Pedagógicas não Presenciais (APNPs) e presenciais como forma de possibilitar o retorno seguro das atividades com a presença dos estudantes no campus.

Em 23 de Julho de 2021 o Conselho Superior do Ifes aprovou a Resolução nº 36 que determinou o início do ensino flexível em todo Ifes a partir de outubro de 2021. A Portaria nº 1191 de 22 de Julho de 2021, aprovada pela Conselho de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Ifes estabeleceu as diretrizes para a oferta das atividades acadêmicas letivas referente ao ano letivo de 2021, por meio da utilização da estratégia de ensino flexível.

No campus Cachoeiro o retorno presencial, por meio do ensino flexível, será a partir do dia 04 de outubro. O retorno às atividades letivas presenciais se dará com todas as turmas dos cursos técnicos e de graduação.
Obs. No dia 27 de setembro se dará o início das atividades das turmas dos cursos técnicos em mecânica e mineração da parceria SEDU-IFES, além das turmas da graduação em Engenharia Mecânica.

1 . Formulários de retorno para implementação do ensino flexível

2. Protocolos de segurança e manual de comportamento seguro
O Protocolo de Retorno às Atividades Presenciais, desenvolvido pelo Ifes, tem o objetivo de fornecer diretrizes para o retorno da rotina laboral e acadêmica da instituição e, com isso, mitigar potencial transmissibilidade do novo coronavírus. O objetivo é que as unidades do Ifes se preparem para quando for possível a retomada as atividades presenciais, ainda que sem prazo definido para isso.
O documento está alinhado com as orientações dos ministérios da Economia, da Saúde, e do Conif. Mas por se tratar de uma situação intempestiva, todos os dados coletados pela comunidade científica ainda são bastante rarefeitos. Desse modo, tal protocolo poderá, a qualquer tempo, ser atualizado em consonância com as futuras descobertas e recomendações dos órgãos competentes.
Além do Protocolo de Retorno, com orientações gerais, também foram elaborados dois documentos adicionais: um específico para ambientes de alimentação coletiva e outro de recomendações de saúde.

protocolo retorno 1    protocolo retorno 2    protocolo retorno 3

Acesse o Protocolo de Retorno às Atividades Presenciais
Acesse o Protocolo de Retorno – Ambientes de Alimentação Coletiva (atualizado em 14/09)
Acesse o documento – Recomendações em Saúde (atualizado em 14/09)
Acesse o documento – Bibliotecas
Acesse o Protocolo de Retorno – Pesquisa e Pós-graduação

3. Adequação dos ambientes
• O campus está sinalizado par auxiliar nos fluxos de movimentação;
• Será aferida a temperatura de todos ao entrarem na portaria do campus;
• Haverá álcool em gel para higienização das mãos nas entradas de todos os blocos de salas de aula, setores administrativos e outros locais estratégicos;
• Serão fornecidos protetores faciais de acrílico (face shields) para os alunos e professores nas aulas práticas;
• As turmas estão sendo alocadas de forma a manter o distanciamento mínimo de 1 metro entre os estudantes;
• As aulas presenciais foram agrupadas e estão sendo agendadas de forma que os alunos e os professores venham com menor frequência (menos dias) ao campus dentro das possibilidades de cada disciplina/curso;
• As informações sobre as alternâncias das turmas que tem muitos alunos serão dadas em reunião com as turmas no momento da ambientação, anterior ao retorno; (a Diren divulgará a agenda de reuniões nos próximos dias.)
• Os horários de recreio serão diferenciados para evitar a circulação de muitas pessoas pelos ambientes;
• Os estudantes devem, preferencialmente, trazer seus lanches. Devem utilizar os espaços destinados à alimentação, evitando aglomerações.

Todos devem fazer a correta utilização da máscara (cobrindo totalmente nariz e boca) durante todo o tempo de permanência no campus, e se possível, trazer máscaras extras para realizar trocas sempre que necessário (após muito tempo de utilização, caso esteja úmida ou suja, etc);

4. Funcionamento e horários
• Biblioteca* – de 8h as 21h
• Refeitório – de 7h as 21h
• CAE – de 8h as 17h
• Psicologia – segunda, terça e sexta-feira de 8h as 17h (atendimento remoto); quarta de 9h as 15h e quinta de 12h as 18h (atendimento presencial)
• Serviço Social – Segunda de 10h as 16h e terça de 8h às 14h (atendimento presencial); quarta, quinta e sexta de 08 as 17h (atendimento remoto)
• Enfermaria – de 7h as 22h (atendimento presencial)

* O atendimento da BIBLIOTECA será restrito com acervo fechado, ou seja, não será permitido livre acesso as estantes dos livros. Os empréstimos e devoluções serão agendados pois não é possível o contato direto com os livros devido ao tempo de quarentena necessário, será permitido o uso do espaço para estudo com controle da quantidade de pessoas. Haverá intervalos com duração de 1h, às 12:00 e às 16:00h para limpeza e higienização entre os turnos.

5. O que fazer em caso de sintomas de gripe/resfriado ou suspeita de Covid-19?
• Se você apresentar sinais e sintomas de gripe/resfriado ou suspeita de Covid-19 é necessário suspender as atividades presenciais e procurar atendimento em uma unidade de saúde básica ou seu médico de referência para avaliação do quadro e só após descartada a suspeita de contaminação retornar as atividades presenciais.
• Em casos confirmados seguir a recomendação de afastamento com atestado médico.
• Se você tiver contato próximo com pessoas que apresentem sinais e sintomas de gripe/resfriado ou suspeita de Covid-19, mas você não tiver nenhum sinal e sintoma também é necessário manter atividades não presenciais até que se descarte a suspeita do contágio desse contato, se confirmado, você precisará fazer o teste para confirmar ou descartar seu o contágio. É possível agendar o teste no site sesa.es.gov.br/agendamento, o resultado sai em 48 horas em média.
Obs. Em caso de apresentação de sintomas gripais ou contato com pessoa com suspeita de Covid-19, o discente ou, quando menores de idade, seu responsável legal, deve comunicar essa condição à Coordenadoria de Curso por meio de e-mail institucional ou contato telefônico para as devidas orientações.

6. Contato para dúvidas:
Diren – Diretoria de Ensino
diren.ci@ifes.edu.br | (28) 3526-9010

CGAC – Coordenadoria Geral de Assistência a Comunidade
cgac.cai@ifes.edu.br | (28) 3526-9038

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