Página inicial > Notícias > Campus Cachoeiro divulga orientações e formulários de retorno para implementação do ensino flexível

Publicado: Quarta, 15 de Setembro de 2021, 13h31 | Última atualização em Sexta, 24 de Setembro de 2021, 16h25

Todos os estudantes devem preencher um dos formulários disponíveis.

O campus Cachoeiro de Itapemirim, em conformidade com a Resolução Consup/Ifes nº 36/2021, Portaria do Ifes nº 1191/2021 fará o retorno presencial, por meio do ensino flexível, a partir do dia 04 de outubro. O retorno às atividades letivas presenciais se dará com todas as turmas dos cursos técnicos e de graduação.
Obs: No dia 27 de setembro se dará o início das atividades das turmas dos cursos técnicos em mecânica e mineração da parceria SEDU-IFES, além das turmas da graduação em Engenharia Mecânica.

Visando uma melhor organização e para que possamos ter um ensino flexível seguro, todos os alunos devem preencher UM dos formulários abaixo informando se irão ou não retornar às atividades presenciais.

Os formulários estão divididos em dois tipos:

Anexo I - deve ser preenchido pelos alunos que IRÃO retornar para as atividades presenciais.
Menores de idade - (anexo I-A)
Maiores de idade - (anexo I-B)

Anexo II - deve ser preenchido pelos alunos que NÃO IRÃO retornar para as atividades presenciais, optando por continuar no ensino remoto. O formulário deve ser envido junto à JUSTIFICATIVA de acordo com o Ofício Nº 44 - 2021 - REI- Proen.
Menores de idade - (anexo II-A)
Maiores de idade - (Anexo II-B) (Arquivo corrigido em 17/09 às 18:50hs)

Após o preenchimento e assinatura, o estudante/responsável deverá digitalizar ou fotografar o documento e enviar o arquivo até o dia 24 de setembro para o e-mail: atendimento.cai@ifes.edu.br.
A versão impressa dos formulários está disponível no campus (CRA) para quem não puder imprimir e preencher em casa. Nesse caso, o formulário preenchido pode ser entregue também na CRA.

Informamos ainda que:
- O campus está sinalizado para auxiliar nos fluxos de movimentação;
- Será aferida a temperatura de todos ao entrarem na portaria do campus;
- Haverá álcool em gel para higienização das mãos nas entradas de todos os blocos de salas de aula, setores administrativos e outros locais estratégicos;
- Serão fornecidos protetores faciais de acrílico (face shields) para os alunos e professores nas aulas práticas;
- As turmas estão sendo alocadas de forma a manter o distanciamento mínimo de 1 metro entre os estudantes;
- As aulas presenciais foram agrupadas e estão sendo agendadas de forma que os alunos e os professores venham com menor frequência (menos dias) ao campus dentro das possibilidades de cada disciplina/curso;
- As informações sobre as alternâncias das turmas que têm muitos alunos serão dadas em reunião com as turmas no momento da ambientação, anterior ao retorno (a Diren divulgará a agenda de reuniões nos próximos dias);
- Os horários de intervalo/recreio serão diferenciados para evitar a circulação de muitas pessoas pelos ambientes;
- Os estudantes devem, preferencialmente, trazer seus lanches. Devem utilizar os espaços destinados à alimentação, evitando aglomerações.

Todos devem fazer a correta utilização da máscara (cobrindo totalmente nariz e boca) durante todo o tempo de permanência no campus, e se possível, trazer máscaras extras para realizar trocas sempre que necessário (após muito tempo de utilização, caso esteja úmida ou suja, etc);