Página inicial > Notícias > Campus recebe a deputada federal Norma Ayub para visitação dos laboratórios

Campus recebe a deputada federal Norma Ayub para visitação dos laboratórios

Publicado: Terça, 01 de Junho de 2021, 19h14 | Última atualização em Terça, 01 de Junho de 2021, 19h14

A parlamentar destinou recursos para a compra de novos equipamentos.

Na última sexta-feira (28/06) o Campus Cachoeiro de Itapemirim recebeu a Deputada Federal Norma Ayub para conhecer os laboratórios e ver de perto como foram empregados os recursos que ela destinou ao campus em 2019 e 2020. Ela foi recepcionada pelo diretor-geral do campus, Edson Maciel Peixoto, e pelo reitor do Ifes, Jadir Pela.

Foram 250 mil reais destinados ao campus em 2019, sendo 100.000 para um dos nossos laboratórios de informática que hoje conta com 26 computadores novos, esse projeto foi coordenado pelo prof. Eros Estevão; e 150.000 para o projeto do abanador de café, coordenado pelo prof. Marcelo Chagas, com objetivo de viabilizar o aperfeiçoamento e a construção de mais exemplares da máquina (do inventor Anatalício) a fim de serem disponibilizados para mais cafeicultores, facilitando e ampliando a colheita do café.

Saiba mais sobre o projeto do abanador de café.

Em 2020, Norma destinou, de emenda de bancada parlamentar capixaba, 1 milhão de reais para o campus para aquisição de maquinário e equipamentos para os laboratórios de mineração e mecânica. Ao todo, com os recursos destinados pela deputada, a aquisição dos novos equipamentos atenderão 8 cursos do campus das áreas de mecânica, informática e mineração.

Durante a visita, Norma conheceu vários espaços do campus, incluindo os laboratórios que ela contribui para sua concretização. Em sua rede social, a parlamentar disse: “Numa importante visita ao Ifes de Cachoeiro de Itapemirim, pude testemunhar de perto a aplicação das emendas que destinei para a Instituição, e também para conhecer a famosa máquina de abanar café do cafeicultor Anatalício Reis de Vargem Alta… ver como foi feita a aplicação desse recurso, me enche de orgulho. Fiquei muito feliz em conhecer toda essa tecnologia, e mais ainda em saber que todos os recursos foram utilizados da melhor forma possível, em favor da evolução da formação dos alunos. Uma boa formação profissional dos jovens é fundamental para a entrada no mercado de trabalho. Saber que pude colaborar com isso enche meu coração de alegria! Feliz e emocionada com tudo que vivi hoje. O IFES merece todo nosso respeito e reconhecimento!”

Sobre os laboratórios de Mecânica e Mineração, onde foram montadas e equipadas as ‘bancadas didáticas’ o prof. Leandro Marochio nos explicou: bancadas Didáticas são equipamentos versáteis que possibilitam aos discentes uma ampla diversidade de experimentos e combinações. As principais variáveis estudadas permitem comparar os valores calculados teoricamente com os encontrados experimentalmente, identificando e compreendendo as discrepâncias do sistema ideal versus o sistema real. Afinal, as aulas práticas visam a identificação e a aplicação dos conceitos teóricos adquiridos em sala de aula à prática industrial.
“Logo, os equipamentos adquiridos proporcionarão aos alunos desenvolverem, complementarem e solidificarem os conhecimentos adquiridos nas disciplinas dos cursos técnico em Eletromecânica e Mineração (concomitante e integrado), bem como nas graduações em Engenharia Mecânica e Engenharia de Minas.” Prof. Leandro Marochio.

As bancadas adquiridas foram:
(1) Experimento de Reynolds: Ele demonstra a existência de dois tipos de escoamentos, o escoamento laminar e o escoamento turbulento. O experimento tem como objetivo a visualização do padrão de escoamento do fluido. O número de Reynolds possui larga aplicação na análise e projeto de sistemas hidráulicos, como escoamento em tubulações, canais abertos e outros;

(1) Bancada de trocador de calor: O trocador de calor casco e tubo também conhecido como permutador de calor é um dispositivo largamente utilizado na indústria e tem como objetivo principal aquecer ou resfriar fluidos através da transferência da energia térmica de um lugar para outro."

WhatsApp Image 2021 05 30 at 10.17.15

WhatsApp Image 2021 05 30 at 10.17.15 1