Página inicial > Notícias > Projeto “Implementação de laboratório IFMaker” do campus Cachoeiro de Itapemirim participa de seleção para receber investimento, via emenda parlamentar

Publicado: Quinta, 24 de Setembro de 2020, 15h06 | Última atualização em Segunda, 05 de Outubro de 2020, 15h45

Votação popular será a última etapa e definirá os projetos que receberão recursos para se concretizarem.

Servidores do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim submeteram o projeto “Implementação de laboratório IFMaker” ao processo de seleção “Edital de Emendas Parlamentares” do deputado federal Felipe Rigoni. Após a aprovação do projeto nas primeiras etapas da seleção, agora será a vez da Votação Popular e última etapa do edital.

Para conseguir o investimento, via Emenda Parlamentar, o projeto do laboratório IFMaker precisa receber os votos da população.
Saiba como votar ao final dessa notícia!

Como será o laboratório IFMaker

O laboratório será um espaço aberto à toda a população para conceber, projetar, implementar e construir protótipos baseados em projetos, interdisciplinares e com objetivo de resolver problemas do mundo real. Para isso o projeto consiste na criação do espaço com maquinário moderno, layout que estimula a criatividade e trabalho em equipe.
Alguns dos elementos que estarão presentes no laboratório IFMaker são:
Impressoras e canetas 3D; Máquina de corte a laser, Notebooks, Kits modernos de ferramentas, Serra Tico-Tico, Kit Arduino (Robótica), Scanner 3D, Kit Robótica Lego, dentre outros.
O projeto do espaço foi inspirado no laboratório da Universidade de Columbia, conhecida por desenvolver profissionais e tecnologias de ponta:

Columbia Makerspace
Laboratório ‘Columbia Makerspace’

Os principais objetivos da criação do laboratório IFMaker do campus Cachoeiro são:

• Promover ações de criação em conjunto com escolas da região;
• Expandir a cultura Maker e a prática do Learning by Doing (aprenda fazendo) na região sul do Espírito Santo, por meio da criação de projetos de visitação e integração entre o IFMaker e a comunidade sul espírito-santense;
• Fomentar uma cultura de inovação e excelência de desenvolvimento tecnológico, com a finalidade de contribuir ativamente com o desenvolvimento tecnológico e econômico da região sul do ES, estimulando jovens.
• Melhorar as habilidades de comunicação, colaboração e trabalho em equipe dos estudantes;
• Desenvolver habilidades de resolução de problemas e investigação;
• Introduzir os alunos no ciclo de design;
• Cultivar habilidades empreendedoras, de liderança e de gestão;
• Oferecer oportunidades de experiência prática e técnica;
• Demonstrar métodos de fabricação / prototipagem e os desafios / limitações envolvidas;
• Preparar estudantes para carreiras profissionais e melhorar o sucesso acadêmico dos alunos;
• Estabelecer conexões e parcerias entre as disciplinas de engenharia e a sociedade;

O prof. Marcelo Chagas, coordenador do projeto, acrescenta “É certo que as atualizações produzidas pela implementação do LabMaker possibilitam, aos alunos e aos demais usuários, o desenvolvimento de iniciativas e novas habilidades técnicas e tecnológicas, podendo contribuir ativamente para o desenvolvimento técnico, social e econômico da região”.

Votação

Nome do projeto: Implementação de laboratório Maker - Ifes Cachoeiro de Itapemirim
Grupo de votação: Grupo 2
Início da Votação do projeto: dia 01.10 as 13 horas
Término da Votação do projeto: dia 13.10 as 12 horas

A etapa de VOTAÇÃO POPULAR é onde o cidadão terá a oportunidade de escolher quais projetos receberão o investimento final das emendas!
Ressaltamos que projetos apenas do mesmo grupo concorrerão entre si, portanto vote em apenas UM projeto de cada grupo.

Para votar:
1- Baixe o aplicativo “tem meu voto” (disponível na Apple Store e Google Play).
2- Faça o cadastro (você precisará do endereço de e-mail e nº do telefone para receber código de ativação) ou, se já possuir uma conta no app, faça o login.
3- Clique em “SELECIONAR PARLAMENTAR” e busque pelo nome do parlamentar (Felipe Rigoni) em seguida clique em “AVANÇAR”; clique em “PULAR” para os demais cargos.
4- Clique no menu e em seguida clique em “EMENDAS”.
5- Clique no menu “EM VOTAÇÃO”, veja a lista de emendas e selecione Implementação de laboratório Maker - Ifes Cachoeiro de Itapemirim. Marque o box e clique em “VOTAR” e em seguida confirme o voto.

Tutorial completo aqui.