Ensino de Ciências Naturais
Índice de Artigos
Curso de Pós-graduação Especialização em Ensino de Ciências Naturais
Perfil do Profissional
O egresso do curso de pós-graduação Especialização em Ensino de Ciências Naturais estará capacitado para melhorar a qualidade do ensino de Ciências Naturais na educação básica, por meio da utilização e aplicação de metodologias ativas de ensino em sala de aula e construção e aplicação de projetos envolvendo de forma interdisciplinar diferentes itinerários da educação básica, como por exemplo: física, química e matemática. Estará também capacitado no desenvolvimento de projetos práticos envolvendo eletrônica, programação aplicada e ciência aplicada. Finalmente, também estará capacitado em contribuir com pesquisas científicas na área de ensino de ciências por meio de publicações científicas.
Descrição do Curso
O curso de especialização em Ensino de Ciências Naturais com ênfase em Física ou Química tem como objetivo capacitar graduados com base em saberes específicos, curriculares e experienciais, visando contribuir para o desenvolvimento qualificado da educação básica.
Infraestrutura
O Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim possui toda a infraestrutura necessária para a aplicação do curso de Pós- Graduação Especialização em Ciências Naturais, incluindo: Salas de aulas com capacidade para 60 pessoas, equipadas com data-show e computador; biblioteca com acervo atualizado; laboratórios de física e química com capacidade, cada um, para 40 pessoas. Além dos itens supracitados, o Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim dispõe de adaptações arquitetônicas para garantir atendimento aos alunos com necessidades especiais.
Contato: pgecn.cai@ifes.edu.br
Campus Cachoeiro de Itapemirim
Modalidade EAD
Duração 17 meses
Quantidade de vagas 30
Contato da Coordenadoria do Curso pgecn.cai@ifes.edu.br
1) ANÁLISE DE MODELOS DIDÁTICOS DE ALUNOS EM UM CURSO ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS.
Autores: Edmundo Rodrigues Junior; Fabielle Castelan Marques; Flávio Izo; Paulo José Pereira de Oliveira; Tércio da Silva de Souza.
Revista IFES Ciência.
Ano: 2019
2) PROPOSTA DIDÁTICA UTILIZANDO ARDUINO PARA MEDIÇÃO EXPERIMENTAL DA GRAVIDADE PARA ALUNOS COM E SEM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Autores: Tiago Destéffani Admiral; Isabela Da Silva Cunha; Lucas Poubel Timm do Carmo
Revista Ensino em Foco
Ano: 2020
3) SEQUÊNCIA DIDÁTICA SISTEMATIZADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ARTICULAÇÃO NA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Autores: Elisete Siqueira Neri; Fabielle Castelan Marques; Tércio da Silva de Souza.
Revista Prática Docente
Ano: 2020
4) PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA: O PODCAST COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM DE CINEMÁTICA
Autores: Danielle Da Silva Marques; Flávio Izo; Edmundo Rodrigues Júnior.
Revista UNILUS Ensino e Pesquisa
Ano: 2020
5) SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NO ARCO DE MAGUEREZ A PARTIR DO DIAGNÓSTICO SOBRE O TEMA RADIOATIVIDADE
Autores: Vanusa Pereira de Oliveira; Fabielle Castelan Marques; Tiago Destéffani Admiral
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar
Ano: 2020
6) UM "RÁDIO LUZ" PARA A INTRODUÇÃO DE TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA USANDO A METODOLOGIA DO ARCO MAGUEREZ
Neive Ferreira Coelho, Paulo José Pereira de Oliveira, Edmundo Rodrigues Junior, Tiago Destéffani Admiral; Júlio César Madureira Silva, Roberto Carlos Farias de Oliveira
Revista a Física na Escola.
7) SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ARCO DE MAGUEREZ ELABORADA A PARTIR DE DOIS EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DOS MODOS BÁSICOS DE OPERAÇÃO DO TRANSISTOR
Autores: Giovana Luzório do Nascimento Bueno, Paulo José Pereira de Oliveira, Edmundo Rodrigues Junior, Tiago Destéffani Admiral, Gabriel Antonio Taqueti Silva, Victor Hemerly Louzada; Ellen Kênia Fraga Coelho.
Revista a Física na Escola
Ano:2021
8) A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Autores: Gustavo Matheus de Oliveira Rodrigues; Edmundo Rodrigues Junior; Paulo José Pereira de Oliveira.
Revista Caderno de Física da UEFS
Ano: 2020
9) DISTORÇÕES ENTRE A BNCC E O ENEM: UMA VISÃO FOCADA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA, UTILIZANDO A TAXONOMIA DE BLOOM REVISADA
Autores: Bruno Costa Nascimento, Fabielle Castelan Marques; Tércio da Silva de Souza.
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar.
Ano:2021
10) IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DOS MODELOS DIDÁTICOS DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Autores: Edmundo Rodrigues Junior; Marcela Moraes de Oliveira; Tiago Destéffani Admiral..
Revista ScientiaTec
Ano: 2022
11) PROBLEMATIZAÇÃO A PARTIR DO ARCO DE MAGUEREZ: PRODUÇÃO DE CAFÉ COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE QUÍMICA.
Autores: Tarcísio Silvestre Tinelli; Fabielle Castelan Marques; Edmundo Rodrigues Junior; Julio Cesar Madureira Silva.
Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática
Ano: 2022
12) UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE FÍSICA MODERNA: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UMA PÓS LATO SENSU EM ENSINO
Autores: Edmundo Rodrigues Junior, Paulo José Pereira de Oliveira, Tiago Destéffani Admiral
Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS)
Ano: 2022
13) UTILIZAÇÃO DO ARDUINO NO CÁLCULO EXPERIMENTAL DA GRAVIDADE: UM PROTÓTIPO ACESSÍVEL A DEFICIENTES VISUAIS
Autores: Luan Lamon Machado, Julio César Madureira Silva, Edmundo Rodrigues Junior, Tiago Destéffani Admiral
Caderno de Física da UEFS
Ano 2022
14) PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE FÍSICA SOBRE TRÊS ESTUDOS DE CASO: UMA ANÁLISE ORIENTADA PELO MODELO DE TOMADA DE DECISÃO DE KORTLAND
Autores: Edmundo Rodrigues Junior e Cassiana Barreto Hygino Machado
Revista Ciências & Ideias
Ano: 2023
15) O ENSINO DE MODELOS ATÔMICOS ATRAVÉS DA ABORDAGEM STEAM: RELATO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Autores: Clara Ayume Ito de Lima , Edmundo Rodrigues Júnior Fabielle Castellan Marques , Paulo José Pereira de Oliveira, Tércio da Silva de Souza
Revista Sociedade Científica
Ano: 2023
16) INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA A PARTIR DA TEMÁTICA “POLÍMEROS”
Autores: Renata Paulino Belone, Edmundo Rodrigues Junior, Fabielle Castellan Marques, Paulo José Pereira de Oliveira, Tércio da Silva de Souza
Revista Sociedade Científica
Ano: 2023
17) MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE: UMA AVALIAÇÃO DO USO DO KAHOOT EM SALA DE AULADE AULA
Autores: Luiz Filipe Mardegan, Edmundo Rodrigues Junior, Ellen Kênia Fraga Coelho, Paulo José Pereira de Oliveira, Sabrina Colodette Altoé
Revista Eletrônica Ludus Scientiae
Ano: 2024
WORKSHOP DE ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS.
Áreas temáticas: Metodologias ativas aplicadas ao ensino de ciências; experimentos e recursos didáticos; História da Ciência e Ensino; Avaliação, Currículo e Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências; Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino de ciências; Aspectos cognitivos, sociais e afetivos envolvidos no ensino e na aprendizagem de conceitos científicos em diferentes níveis de ensino; Relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente no ensino de Ciências.
Data de realização: 21/09/22 a 23/09/22
Objetivos
Geral:
Contribuir com a formação continuada de professores e estudantes de ensino de ciências da rede pública e particular de ensino, além de proporcionar uma atmosfera rica para interação, reflexões, compartilhamento de pesquisas e projetos, além de formação de parcerias.
Específicos:
- Apresentar os resultados das pesquisas realizadas pela 1⁰ turma da Pós – Graduação Especialização em Ensino de Ciências Naturais do Ifes/campus Cachoeiro;
- Discutir/refletir as respeito do ensino de ciências, metodologias, estratégias didáticas, tecnologias digitais de informação no ensino de ciências e aspectos cognitivos, sociais e afetivos envolvidos no ensino e na aprendizagem;
- Criar uma atmosfera rica para compartilhamento de projetos/ideias e futuras parcerias;
- Contribuir com a formação continuada de professores por meio de apresentação de palestras e troca de experiências.
PROGRAMAÇÃO (retificada)
(O evento será online por meio da plataforma meet)
21/09/2022
18:30 até 19:30h – Abertura
19:30 até 20:00h – Seleção inicial de referências bibliográficas utilizando o método Webibliomining. Flávio Izo (Ifes/Campus Cachoeiro). fizo@ifes.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2333500033596611
20:00 até 20:30h – Ensino de Química Através de Projeto de Pesquisa: Uma Proposta para Aulas Não Presenciais. Tércio da Silva de Souza (Ifes/Campus Alegre). tssouza@ifes.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9780399462621871
20:30 até 21:00h – Intervalo
21:00 até 21:30 – Ciência aplicada: Mapa de fluxo hídrico subterrâneo.
Lyndemberg Campelo Correia (Ifes/Campus Cachoeiro). lcorreia@ifes.edu.br.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5345613666017043
21:30 até 22:00 – Exemplo de experimento prático utilizando a plataforma Arduino Create. Julio Madureira
(Ifes/Campus Cachoeiro). jmadureira@ifes.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9305949544803072
22:00 até 22:30 - Reflexões sobre métodos de pontuação em testes de múltipla escolha através de simulações. Guilherme Ferreira Franco (CBPF e Ifes/Campus Cachoeiro). guferr@gmail.com.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5015932028666555
22/09/2022
18:30 até 19:00h – Um rádio de luz para introdução de tópicos de Física moderna no ensino médio: Sequência didática usando a metodologia Arco de Maguerez. Neive Ferreira Coelho (E.E.E.M "Professor José Veiga da Silva" e Ifes/Campus Cachoeiro). neiveferreiracoelho@gmail.com.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5257244117235301.
19:00 até 19:30h – Desempenho de Estudantes em Física: Uma Comparação entre Métodos de Estudos. Kariny de Fátima Xavier Pereira (UFRJ e Ifes/Campus Cachoeiro). kafaxape@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3969591702924404
19:30 até 20:00h – O ensino de ciências e a educação especial: As dificuldades e possibilidades. João Luciano Araujo Viana (SEME/Cariacica, Escola Siena e Ifes/Cachoeiro). lucianotfd@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5843213108098981
20:00 até 20:30h – Intervalo
20:30 até 21:00 – Sinais Vibracionais de Pêndulo com Arduino
Emilio David (Ifes/Campus Cachoeiro). emiliodavid1996@outlook.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5393864935845042.
21:00 até 21:30 - Produção de Café como tema Gerador para o Ensino de Química - Relato de Experiência. Tarcísio Leite dos Santos (CREI, EEEFMAJPM, Ifes/Campus Cachoeiro e UFES). tarcisiofarma@hotmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3449318832942907.
23/09/2022
18:30 até 19:00h – A interdisciplinaridade na pesquisa em Ciências. Usando a tecnologia para unir Física química e biologia. Tiago Destéfani Admiral (IFF/Campus Campos dos Goytacazes). tdesteffani@gmail.com.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6811361479513782
19:00 até 19:30h – História da Ciência: Pontes para o ensino. Edmundo Rodrigues Junior (Ifes/Campus Cachoeiro). edmundor@ifes.edu.br.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8294757167478786
19:30 até 20:00h – dinâmicas de leitura e produção de textos. Roberto Carlos (Ifes/Campus Cachoeiro). rcfoliveira@ifes.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4504002788395605
20:00 até 20:30h – Intervalo
20:30 até 21:00 – Semicondutores no ensino de Física.
Paulo José Pereira de Oliveira (Ifes/Campus Cachoeiro). paulojoseo@ifes.edu.br.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3088794937869654
21:00 até 21:30 – Encerramento
Gravação do evento:
Informações: paulojoseo@ifes.edu.br
Redes Sociais