Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Palestra do Conselho Regional dos Técnicos Industriais-ES destaca importância do registro profissional
Início do conteúdo da página

Palestra do Conselho Regional dos Técnicos Industriais-ES destaca importância do registro profissional

Publicado: Terça, 16 de Setembro de 2025, 21h28 | Última atualização em Terça, 16 de Setembro de 2025, 21h30

Participaram das atividades estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e dos cursos técnicos concomitantes.

No dia 3 de setembro, representantes do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Espírito Santo (CRT-ES) estiveram no Ifes – Campus Cachoeiro de Itapemirim para ministrar palestras sobre a função e a importância do registro profissional dos Técnicos Industriais. O evento foi organizado pelos docentes do do curso de Eletromecânica e reuniu estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e dos cursos técnicos concomitantes.

A atividade teve como objetivo esclarecer dúvidas dos alunos — principalmente dos que estão concluindo os cursos — sobre as regras, vantagens da habilitação profissional e a atuação legal no mercado de trabalho.

A palestra foi conduzida pelo técnico Marcelo Moreira Dias Duarte e pelo assessor de comunicação do CRT-ES, Vinícius Sad Salgado Saib. Entre os temas apresentados, destacaram-se: O papel do Conselho Consultivo e a estrutura do Sistema CFT/CRTs, com 11 regionais e uma sede federal; A fiscalização profissional que garante a atuação legal e segura dos técnicos; A importância dos sindicatos e associações na defesa da categoria; Normas e atribuições que os técnicos podem exercer; O TRT (Termo de Responsabilidade Técnica), documento obrigatório para serviços que exigem habilitação.

Foi apresentado também o processo de registro profissional online bem como  os serviços disponíveis no portal do conselho (crtes.gov.br). Segundo o técnico Marcelo, uma simples declaração de conclusão já permite iniciar o cadastro no CRT-ES, facilitando o acesso ao mercado formal.

Durante a apresentação, os estudantes também conheceram mais sobre a profissão, regulamentada pela Lei nº 5.524/1968 e pelo Decreto nº 90.922/1985. O Sistema CFT/CRTs reconhece atualmente 176 modalidades técnicas, das quais 65 já possuem resoluções específicas que definem suas atribuições. 

De acordo com Marcelo “A palestra foi uma oportunidade importante para os estudantes conhecerem seus direitos, deveres e oportunidades como futuros Técnicos Industriais. O evento reforçou a importância do registro profissional e apresentou os recursos disponíveis para apoiar a atuação ética e qualificada desses profissionais.”

registrado em:
Fim do conteúdo da página