Equipe do Instituto Federal Fluminense - IFF, visitou o Ifes Campus Cachoeiro para conhecer a oferta dos cursos técnicos concomitantes intercomplementares
Com objetivo de conhecer a experiência e os desafios superados para a implementação dos cursos técnicos concomitantes intercomplementares, o Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim e a EEEFM Lions Sebastião Paiva Vidaurre receberam a visita da equipe do IFF, sob a coordenação do Prof. Vidal - Pró-reitor de Ensino, acompanhado de 15 outros servidores (diretores e coordenadores), da Pró Reitoria de Ensino e dos Campi Cambuci, São João da Barra, Campos Centro, Cabo Frio, Itaboraí, Itaperuna e Santo Antônio de Pádua.
Nesta visita buscou-se entender como foram os processos de criação e desenvolvimento dos cursos técnicos Concomitante Intercomplementar em Mecânica e Concomitante Intercomplementar em Mineração do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim.
Os servidores do IFF foram recebidos pelas equipes que elaboraram e desenvolveram as diretrizes de criação e desenvolvimento dos cursos, que teve início em 2021, e por outros servidores que abraçaram o projeto ao longo do caminho.
A visita começou na parte da manhã na EEEFM Lions Sebastião Paiva Vidaurre, escola parceira nesta oferta. O acolhimento foi feito pelos estudantes e, em seguida, a Superintendente Regional de Educação e a equipe da Escola Estadual Lions apresentaram os caminhos percorridos, os desafios e resultados quali e quantitativos dessa parceria.
Durante as reuniões, os servidores do IFF tiveram a oportunidade de conversar com alguns docentes que trabalham em sala de aula com as turmas para saberem como é o dia a dia dessa forma de articulação de duas redes de ensino. Puderam, também, ouvir da equipe da Escola Estadual Lions e do Ifes respostas para as dúvidas que eles tinham sobre alguns possíveis desafios a serem enfrentados e quais foram as soluções alcançadas e adotadas.
À tarde, no Campus Cachoeiro de Itapemirim, o Diretor-Geral e o Diretor de Ensino do campus, juntamente com a Pró-Reitora de Ensino do Ifes e a Diretora de Educação Profissional da Reitoria do Ifes, puderam esclarecer diversos pontos relacionados à formalização do processo de parceria com a Secretaria Estadual de Educação; e os coordenadores dos cursos apresentaram os caminhos percorridos para alinhar as matrizes curriculares, bem como as articulações, integrações e resultados.
Os estudantes que cursam essa forma de articulação que envolve duas redes de ensino fazem o ensino médio regular na EEEFM Lions Sebastiao Paiva Vidaurre pela manhã e, à tarde, no Campus Cachoeiro de Itapemirim, eles cursam as disciplinas técnicas de mecânica e mineração de acordo com a opção de curso selecionada pelos estudantes, com o diferencial de serem duas formações integradas e articuladas, mesmo ocorrendo em duas instituições de ensino diferentes.
Redes Sociais