Ifes Campus Cachoeiro tem 11 projetos aprovados no Programa de Iniciação Científica Júnior do Espírito Santo (PICJr 2025)
O Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim se destaca mais uma vez no cenário da pesquisa científica do Espírito Santo ao alcançar a aprovação de 11 projetos no Edital FAPES/SEDU nº 16/2024 - Programa de Iniciação Científica Júnior do Espírito Santo – Pesquisador do Futuro (PICJr 2025). Este resultado reafirma o compromisso da instituição com a inovação, a qualidade acadêmica e o crescimento contínuo da pesquisa em nossa comunidade.
O Campus obteve o maior número de projetos aprovados entre os demais da rede Ifes, sendo 7 projetos nas faixas B, C e D, além de 4 suplentes, além disso, a aprovação dos projetos neste edital garante a mais 35 alunos a oportunidade de receber suas primeiras bolsas de pesquisa, o que contribui para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional.
Cada projeto aprovado contará com o recurso de R$ 53.000,00 para sua execução, totalizando R$ 371.000,00 que serão investidos em pesquisas de relevância para a comunidade acadêmica e a sociedade.
Temos, dentre os projetos, temas diversos que envolvem inovação, tecnologia, educação, sustentabilidade e segurança, como por exemplo o uso de robótica para auxiliar no ensino de matemática para crianças neurodivergentes, turbinas eólicas verticais multiestágios para soluções tecnológicas sustentáveis, sistema de detecção de monóxido de carbono com abertura automática de janelas de veículos, estímulo à leitura com Scratch (programação), criação de museu de rochas ornamentais capixaba.
Acesse aqui o resultado e a lista completa dos projetos desse edital.
O prof. Leandro Marochio, da Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim agradece a todos os pesquisadores, docentes e alunos envolvidos com a pesquisa e a extensão no campus , “cuja dedicação e empenho garantem o sucesso dos projetos. Este resultado é o reflexo das pesquisas de qualidade que vêm sendo desenvolvidas e uma verdadeira demonstração do trabalho coletivo e do compromisso com a excelência acadêmica, científica e social.”.
Redes Sociais