Página inicial > Notícias > Apresentações de trabalho interdisciplinar do curso Técnico em Eletromecânica

Apresentações de trabalho interdisciplinar do curso Técnico em Eletromecânica

Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2024, 19h01 | Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2024, 19h46

Estudantes apresentaram seus trabalhos depois de visitar e estudar setores de Planejamento, Controle e Manutenção Industrial de empresas localizadas em Cachoeiro

Estudantes do 4° ano do curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio apresentam trabalhos acadêmicos sobre Manutenção Industrial de estudo de caso em oito empresas da nossa região. Os trabalhos foram desenvolvidos após visitas técnicas às empresas e destacaram o panorama atual da manutenção elétrica, mecânica e gestão da manutenção; também foram abordados aspectos como segurança do trabalho e sustentabilidade ambiental.

As empresas visitadas foram: BRKDecoloresGhiostonesImerysMagbanPerim Center,Promilaq e Suzano.

As apresentações aconteceram no auditório do Centro de Tecnologia Mineral – Núcleo Regional do Espírito Santo – CETEM, no dia 17 de junho. Os estudantes, divididos em 8 grupos relataram e ilustraram através de imagens tudo o que viram e ouviram nas empresas visitadas, apresentaram os pontos fortes e algumas propostas para melhorias com base nos seus estudos e vida acadêmica no Ifes.

O evento contou com a presença de estudantes do 2° e do 3° ano do curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio, professores, representantes do CETEM e três representantes da empresa multinacional Imerys, os senhores Adenilton, Nilson e Wemerson inserir sobrenome, responsáveis pela manutenção de todo complexo de indústrias da empresa na região. Além de prestigiar os estudantes e conferir as apresentações, os representantes da empresa Imerys contribuiram com informações muito relevantes para o desenvolvimento dos dos estudantes. O sr. Adenilton ressaltou que “atualmente não basta o profissional ser bom tecnicamente, ele deve assimilar a segurança do trabalho e a sustentabilidade ambiental como um valor.”.

Essa ação foi organizada pelos docentes do curso e fazem parte de uma atividade interdisciplinar da disciplina de Manutenção Industrial Elétrica em conjunto com as disciplinas de Manutenção Industrial Mecânica, Planejamento e Controle da Manutenção, Fabricação Mecânica e Português.

O prof. Saulo da Silva Berilli, que supervisionou a atividade, deixa aqui registrado o agradecimento especial a todos os representantes das empresas, que viabilizaram as visitas e acolheram os alunos do Ifes para conhecer suas histórias, instalações, processos, procedimentos, perfil do profissional da área técnica, oportunizando complementação profissional dos futuros técnicos em eletromecânica. “Certamente essa é uma experiência muito positiva que será um diferencial na formação técnica e ficará marcada na vida dos nossos educandos”. Registramos também agradecimento ao senhor Leonardo Lyrio, gestor do CETEM, que gentilmente cedeu as instalações da instituição, bem como a toda sua equipe que nos deu o apoio necessário para a realização do evento.