Página inicial > Notícias > IFES abre Processo Seletivo para o Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais e vagas são destinadas ao Campus Cachoeiro de Itapemirim

Publicado: Segunda, 20 de Maio de 2024, 14h29 | Última atualização em Terça, 21 de Maio de 2024, 15h03

O Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) anuncia o Edital 41/2024 para o Processo Seletivo de ingresso no Curso de Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (PROPEMM). Esta é uma excelente oportunidade para o público do sul do Estado que tenha alguma dificuldade em se deslocar para assistir as aulas presencialmente em Vitória, pois o campus agora é um polo deste programa, o que permite que os alunos façam seus créditos no IFES Campus Cachoeiro de Itapemirim.

Sobre o Programa

O PROPEMM tem como objetivo formar profissionais qualificados na área de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, capacitando-os para atuar tanto no setor acadêmico quanto no industrial. O programa é estruturado em duas grandes áreas de concentração:

1. Propriedades Físicas e Químicas dos Materiais
  2. Tecnologia e Processos de Fabricação

Área de Concentração A: Propriedades Físicas e Químicas dos Materiais

Área de Concentração B: Tecnologia e Processos de Fabricação

Este ano temos uma novidade: Duas novas linhas de pesquisa foram adicionadas pensando nas necessidades do nosso arranjo produtivo local. São elas:

• Linha de pesquisa (Área A): Propriedades Mecânicas dos Materiais
  • Estudo das propriedades mecânicas das Rochas Ornamentais e reuso dos finos do beneficiamento dessas rochas (FIBRO): A linha de pesquisa visa investigar a influência de diversos parâmetros mineralógicos, texturais e estruturais nas propriedades das rochas ornamentais naturais e sintéticas, além do desenvolvimento de materiais alternativos para as indústrias de argamassa, concreto, cerâmica, solo-cimento e compósitos.
  • Linha de pesquisa (Área B): Processos e Etapas de Fabricação de Materiais
    • Simulação, Otimização e Modelagem de Processos de Extração e Beneficiamento de Rochas Ornamentais e produção de chapas de Rochas Ornamentais: Esta linha de pesquisa tem como foco o desenvolvimento e avaliação de modelos matemáticos e empíricos, bem como a realização de simulações utilizando softwares e análise de experimentos. O objetivo é otimizar a produtividade dos métodos e processos de lavra e beneficiamento, além de desenvolver tecnologias inovadoras para a indústria de rochas ornamentais.

Vale ressaltar que o prazo final de inscrição vai até o dia 25 deste mês.

Para inscrições e maiores informações

Os interessados podem acessar o edital completo no site do IFES aqui. O documento detalha os critérios de seleção, prazos e demais informações relevantes para o processo seletivo.

Para mais detalhes sobre o curso e as linhas de pesquisa, visite também a página do Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais - PROPEMM.

Estamos a disposição aqui na DPPGE para ajudá-los no que for preciso.

Aproveite mais esta oportunidade para avançar na sua carreira acadêmica e profissional com um mestrado de excelência no IFES.