Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus Cachoeiro se destacam no Latinoware em Foz do Iguaçu

Estudantes do Campus Cachoeiro se destacam no Latinoware em Foz do Iguaçu

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 17h45 | Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 10h11

O evento de inovação tecnológica é um dos maiores da América Latina.

Estudantes dos cursos Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Licenciatura em Informática e Sistemas de Informação do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim participaram da 20ª edição do evento Latinoware em Foz do Iguaçu. O evento, que é um dos maiores eventos de tecnologia da América Latina, aconteceu de 18 a 20 de outubro e reuniu cerca de 5 mil inscritos. Profissionais, estudantes e entusiastas do mundo da tecnologia se reuniram para discutir as últimas tendências, inovações e desafios do setor.

Com uma vasta programação (palestras, painéis e oficinas/workshops com temas como: como inteligência artificial, metaverso, robótica, educação 4.0, tecnologias para o ensino de pessoas neurodivergentes e o espaço de mulheres dentro do mercado da tecnologia) o evento proporcionou uma imersão no universo do software livre, promovendo a troca de experiências e conhecimentos.

Um dos destaques do Latinoware foi o hackathon, uma maratona de programação com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas focadas no ODS 2 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), que busca erradicar a fome e promover a agricultura sustentável. "Esta iniciativa demonstra o poder da tecnologia em gerar impacto social positivo e deixou um legado inspirador para todos os participantes", nos conta o prof. Lucas Poubel, um dos servidores que organizou a caravana do campus e também participou do evento.

No hackathon, o Ifes foi representado por 4 equipes, que competiram com entusiastas de tecnologia com diferentes níveis de formação.
 •   Agroplus (Diego Chaves, Douglas Altoé, Eduardo Souto, Gustavo Oliveira, Lucio Eduardo e Raphael Pavani) – 4º lugar
 •   Freedge (Daniella Mendes, Karen Vitória, Marcos Antonio, Stéphano Scaramussa, Suzana de Melo e Thales Cansi) – 3º lugar
 •   Greener (Fernanda Mota, Lara Monteiro e Myllena Gomes) – 5º lugar
 •   Starv (Gabriel Gaspar, Kamille Vitória e Lucas Altoé) – 6º lugar

Com o tema do desafio estabelecido, as equipes tiveram 3 dias para desenvolverem um pitch que apresentasse a solução e o modelo de negócio. Os estudantes do Ifes demonstraram muita resiliência e trabalho colaborativo, uma vez que outras equipes contavam com participantes formados por profissionais mais experientes na área, tais como professores e programadores, destacou o prof. Lucas.

O docente Daniel Venturim, organizador e membro da caravana, ressaltou que “mesmo diante dos desafios, tivemos equipes bem posicionadas, incluindo um pódio inédito da equipe Freedge, que recebeu a premiação de R$ 2.000,00. Trata-se de um resultado muito importante para o Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim, pois não só reforça a qualidade do ensino da instituição, mas também evidencia o potencial dos nossos estudantes no cenário tecnológico e de inovação. Além disso, traz visibilidade para o nosso campus e para o município de Cachoeiro de Itapemirim.”

Membro da equipe premiada, Thales, estudante do ensino médio, relata com alegria um pouco sobre a experiência de participar de um evento dessa magnitude “a LatinoWare foi uma experiência única, onde aprendi muito sobre tecnologia e softwares livres. O Hackathon, em que desenvolvemos um projeto para combater a fome (ODS 2), foi um desafio incrível, graças ao apoio dos professores e colegas, conseguimos ser premiados! Agradeço ao Ifes por proporcionar essa oportunidade de conhecer pessoas, culturas e difundir conhecimento sobre softwares livres.”

Sobre a participação dos estudantes, o prof. Rafael Guimarães relatou como “foi gratificante para mim ver o entusiasmo e a dedicação dos nossos estudantes em um evento tão grandioso, onde seriam avaliados por diversos empresários do ramo de tecnologia e inovação. Eles representaram o Ifes com excelência e mostraram a força da nossa instituição. Foi um aprendizado muito grande para nossos estudantes, pois mostrou o potencial que eles têm para a resolução de problemas e trabalho em equipe”.

“Eventos como o Latinoware são fundamentais para o crescimento acadêmico e profissional dos nossos alunos. Estou extremamente orgulhoso de cada um deles. Presenciar todo o trabalho intenso e colaborativo que eles tiveram ao longo do evento para entregarem soluções de impacto social foi o principal resultado que tivemos. Tenho certeza que essa experiência jamais será esquecida por eles. Estou ansioso para as próximas edições.” Finalizou o prof. Lucas.

Sobre o Latinoware

O Latinoware é, atualmente, o maior e mais importante evento da área de Tecnologias Livres da América Latina. Criado em 2004 (como Conferência Latino-Americana de Software Livre) pela Itaipu Binacional e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o evento oportuniza momentos de debate e troca de conhecimento sobre a evolução das tecnologias abertas e as suas aplicações. Além disso tem um público diversificado, formado por integrantes da comunidade, usuários, desenvolvedores, estudantes, pesquisadores e representantes governamentais e da iniciativa privada. Fonte: latinoware.org