Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > 1º Workshop de Apresentação dos trabalhos finais do curso técnico em mineração intercomplementar
Início do conteúdo da página

1º Workshop de Apresentação dos trabalhos finais do curso técnico em mineração intercomplementar

Publicado: Segunda, 17 de Julho de 2023, 17h53 | Última atualização em Segunda, 17 de Julho de 2023, 17h54

O evento contou com a presença de autoridades do Ifes, do Lions e da Sedu.

No dia 06 de julho aconteceu o 1º Workshop de Apresentação dos trabalhos finais do curso técnico em mineração intercomplementar, no auditório do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim. O curso é resultado de uma parceria entre o Ifes e a Secretaria de Educação do Espírito Santo – SEDU. Os alunos cursam o Ensino Médio regular, no turno matutino, na escola LIONS, localizada próxima ao Ifes. No turno vespertino, eles integram o corpo de discentes do curso técnico em Mineração.

O Trabalho de Conclusão Final (TCF) é uma atividade acadêmica que consiste na sistematização, registro e apresentação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos, produzidos na área do Curso, como resultado do trabalho de pesquisa, investigação científica e extensão.

Esta ação teve como objetivo a apresentação e exibição pública do produto cultural científico e tecnológico desenvolvido pelos alunos, visando contribuir para a obtenção do conhecimento, privilegiando a participação direta dos alunos no processo de reflexão e correlação do conhecimento formal com a realidade vivenciada, a partir da supervisão de professores, que propuseram temas para o desenvolvimento acadêmico dos alunos envolvidos no projeto.

A programação contou com a apresentação de trabalhos de conclusão final intitulados:

  • Análise do Método de Lavra Aplicado em Pedreira de Cinza Corumbá;
  • Atividade da mineração no município de Cachoeiro de Itapemirim;
  • Avaliação da precisão posicional absoluta do receptor GNSS A30 (FOIF) a partir de diferentes tempos de rastreio utilizando a solução PPP on-line do IBGE;
  • Avaliação das propriedades tecnológicas das rochas aglomeradas artificiais em matriz epóxi e poliuretana vegetal.
  • Potencialidades de produção de rochas ornamentais do município de Cachoeiro de Itapemirim-ES;

A prof. Thais Gualandi, coordenadora do curso, nos explicada que “dadas as linhas de pesquisa supracitadas, foi possível confrontar a teoria científica vs a prática experimental, de forma a entregar aos/às alunos/as o saber pensar científico como ferramenta na busca das soluções dos problemas do cotidiano, um recurso fundamental exigido pela sociedade moderna. Pesquisas apontam que o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, por parte de estudantes, categoriza uma nova tendência para educação básica e, nessa perspectiva, vem a contribuir para o desenvolvimento intelectual de discentes que normalmente podem ser direcionados a áreas promissoras na vida profissional.”

A modalidade concomitante intercomplementar consiste em uma capacitação técnica cursada simultaneamente ao novo ensino médio. Sua oferta é válida a alunos que já ingressaram ou vão ingressar no ensino médio (ensino fundamental concluído), sempre no contraturno da educação básica.

Sendo o ensino médio e o curso técnico ofertados por instituições distintas, a modalidade concomitante intercomplementar pressupõe atuação conjunta entre ambas as frentes. Por meio de uma ação conveniada ou acordo de intercomplementaridade, as duas instituições elaboram e executam um projeto pedagógico unificado, integrando as formações em termos de conteúdo. A parceria entre escola e instituição técnica permite o alinhamento dos objetivos de aprendizagem e entrega uma formação integral aos estudantes.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página