Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Formatura dos estudantes do curso de Eletricista Predial de Baixa Tensão
Início do conteúdo da página

Formatura dos estudantes do curso de Eletricista Predial de Baixa Tensão

Publicado: Sexta, 14 de Julho de 2023, 17h50 | Última atualização em Sexta, 14 de Julho de 2023, 17h50

O evento contou com a presença de autoridades estaduais e federais.

No dia 04 de julho, às 18h, no auditório do Ifes Campus de itapemirim, foi realizada a formatura de 13 estudantes do curso de formação inicial e continuada (FIC) de Eletricista Predial de Baixa Tensão, uma ação do “Projeto Alvorada: inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional”.

Esse projeto, fez parte de um programa pioneiro em rede nacional, lançado pelo Ministério da Justiça em 2018, que foi coordenado pelo antigo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), atual Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), e realizado por meio de Termos de Execução Descentralizada (TED) em parcerias com instituições de ensino federal (IF´s) em diversos estados, sendo essa a última turma do programa a ser formada, fechando assim, com chave de ouro, um ciclo de sucesso do programa.

A cerimônia foi iniciada com o mestre de cerimônias, prof. José Pontes Schayder, cumprimentando a todos os presentes e concedendo a palavra ao Diretor-geral do campus, prof. Edson Maciel Peixoto, que abriu e presidiu a solenidade da formatura representando o reitor, prof. Jadir Pela. O evento contou com a presença dos familiares dos formandos e de várias autoridades, dentre elas: Carlos Dias (MJ), Rodrigo Barbosa (MJ), Dr. Djailson Martins (MPT), Dra. Janine Fiorot (MPT), Márcia Cristina (Secretária Desenvolvimento Social) representando o prefeito Rodrigo Coelho, Bruna Piovezan (Sejus) representando o Secretário de Estado de Justiça, Andressa Moreira (Caef Sejus), prof. Renato Tanuri (presidente da Facto), padre José Carlos (diocese) representando o bispo, sr. Tonny representando a Santa Casa, sr. Victor Silva Martins, diretor do CDP de Cachoeiro, sr. Marcos Jordão, diretor do PRCI, sr. Gustavo Vargas, diretor do CRS da APAC Cachoeiro. Também estiveram presentes representantes de empresas: Thaylor (Jobel Material Elétrico), Hamilton de Sá (Construtora De Sá), Rainer (Planeta Elétrica), Tiago (Romário Ar Condicionado).

Os alunos se apresentaram devidamente paramentados com beca no auditório do campus Cachoeiro do Ifes. O prof. Saulo Berili, coordenador do projeto, nos conta que no início do evento, todos foram “surpreendidos por uma comovente encenação que foi feita com participação da Liz, filha do tutor do projeto, prof. Lyndemberg Campelo Correia, dos formandos, membros da equipe executora e autoridades componentes da mesa de honra. A encenação mostrou, de forma lúdica, como esse projeto trouxe “luz” para a vida dos egressos e para todos que dele participaram, sem esquecer também, da participação decisiva da família dos formandos, que nos momentos mais difíceis, deram a sustentação e o incentivo necessário para que os estudantes conseguissem chegar até o final do curso. O juramento foi proferido pelo estudante Walackson Caxias e seguido pelos demais formandos e, em seguida, o formando Maicon Patussi fez um brilhante discurso como orador da turma.”

A turma escolheu três servidores para serem homenageados: o gestor administrativo do projeto, professor Saulo da Silva Berilli, como paraninfo; o gestor pedagógico do projeto, prof. Eliseu Campello Correia, como patrono e a bolsista de apoio administrativo do projeto, a contadora Franciane Amadeu Balmas, como servidora administrativa homenageada.

Em seu discurso, o prof. Saulo agradeceu os formandos pela honra concedida e os parabenizou pelo grande feito que haviam conquistado. Ressaltou também o legado material e imaterial deixado pelo projeto para o Ifes e para todos que direta ou indiretamente participaram da sua execução. Citou diversos casos de superação dos alunos e fatos relevantes da formação, como a participação deles nas obras: do novo galpão de engenharia mecânica do campus; do Distrito 28, que será o pólo de inovação do Ifes no centro de Cachoeiro; e do sistema de iluminação das novas instalações do parque de exposição municipal, que foram inauguradas no espetáculo do “rei” Roberto Carlos em comemoração aos seus 80 anos de vida.

Aqui, no Espírito Santo, o Ifes foi a única instituição contemplada com o Projeto Alvorada, tendo o campus Cachoeiro de Itapemirim do Ifes sido escolhido pela reitoria para executar o projeto. Além do Ifes, que promoveu as aulas teóricas e práticas em suas instalações como salas, laboratórios, biblioteca, etc, o projeto contou com a participação de diversos parceiros para sua realização, dentre eles: o Ministério da Justiça, que estabeleceu um projeto básico bem elaborado e custeou todos os recursos de bolsas e parte das ferramentas entregues na formatura, a Fundação de Apoio ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Facto), que promoveu o pagamento das bolsas aos estudantes e aos integrantes da equipe executora, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), que fez o processo seletivo e prestou assistência em diversas demandas apresentadas pelos alunos durante o desenvolvimento do curso; o Ministério Público do Trabalho (MPT), que destinou recursos para aquisição de materiais, ferramentas e instrumentos, EPI´s e uniformes para as aulas práticas, a prefeitura municipal de Cachoeiro, que por meio da sua secretaria de Saúde, disponibilizou uma van e viabilizou aulas de campo; APAC Feminina de Cachoeiro que promoveu capacitação para a equipe executora e palestra para os estudantes.

O curso apresentou duas etapas, uma com 500h de aulas 100% presenciais teóricas e práticas e a outra com 200h de estágio supervisionado e/ou atividades como empreendedor (incubação) e/ou atividades complementares de ensino com cursos EAD, sempre acompanhadas de tutorias semanais presenciais.

A primeira etapa iniciou em 03/10/2022 com 20 alunos e foram ministradas no turno vespertino de segunda a sexta-feira, das 13h às 18:20h no campus. Nessa etapa os estudantes tiveram a oportunidade de conviver e interagir com toda a comunidade acadêmica do campus, bem como usufruir de vários recursos como pleno acesso ao acervo da biblioteca, internet wifi, carteirinha de estudante, um número de matrícula de estudante do Ifes, uniforme escolar idêntico aos demais alunos, passe para transporte escolar, cantina, quadra poliesportiva, área verde, laboratório equipado com materiais, ferramentas, bancadas didáticas para as aulas práticas de instalações elétricas prediais, laboratórios de informática, de matemática, biologia. Foram ministradas diversas disciplinas: eletricidade, instalações elétricas, matemática, tópicos de linguagens, informática, projeto de vida, tópicos de saúde e esporte, empreendedorismo e tutorias, aulas de campo em unidades de saúde do município.

A segunda etapa do curso contou com o apoio de diversas empresas que ofereceram oportunidades de estágio, dentre elas podemos citar e agradecer a: Metafill, Unimed Sul Capixaba, Elétrica Planeta, De Sá Construtora, Romário Ar Condicionado, Posto de Molas Santa Cruz, Rei do Camarão, Adservicon Administração Serviços e Contabilidade, empresa WM, Centro de Formação Continuada (CFC Cursos). Essa etapa foi extremamente importante na formação dos alunos. Foi durante esse período, que durou cerca de dois meses e meio, que eles tiveram contato com a realidade do mercado de trabalho, suas rotinas, responsabilidades e desenvolvimento de muitas habilidades e competências introduzidas nas aulas do curso. Além do mais, criaram boas referências e contatos, inclusive alguns representantes das empresas concedentes dos estágios estiveram presentes na solenidade e manifestaram interesse em contratação de formandos, esclarece o prof. Saulo.

A equipe do projeto Alvorada no campus Cachoeiro deixa aqui também registrado seu agradecimento especial aos alunos do grupo Distrito 28, Isabela Sabra, Pedro Pin, Yasmim e Thaís que fizeram toda a cobertura jornalística do evento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página