Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Semana do Meio Ambiente - A sedimentação de plásticos nos oceanos
Início do conteúdo da página

Semana do Meio Ambiente - A sedimentação de plásticos nos oceanos

Publicado: Terça, 06 de Junho de 2023, 19h51 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 09h31

Pesquisa realizada pelos estudantes do curso de Engenharia de Minas

Como parte das ações em comemoração à semana do Meio Ambiente estudantes da disciplina de petrografia do curso de Engenharia de Minas realizaram a pesquisa abaixo sobre a sedimentação de plásticos nos oceanos. A atividade também está relacionada Núcleo de Educação Ambiental - NEA do campus.

PLASTISTONE: Formas de detritos plásticos: Análogos de rochas emergindo da poluição marinha

A Semana do Meio Ambiente foi criada no dia 27 de maio de 1981 pelo decreto nº 86.028 e desde então é comemorada na primeira semana do mês de junho. Possui o intuito de expandir as discussões trazidas pelo Dia Mundial do Meio Ambiente e influenciar a sociedade brasileira nos debates de pautas sobre a preservação do patrimônio natural do Brasil. O dia Mundial do Meio Ambiente desse ano terá como tema “Soluções para a poluição plástica”. Segundo o estudo publicado na revista PLOS ONE está ocorrendo um aumento rápido e sem precedentes na poluição plástica oceânica desde 2005 e pode ocorrer um crescimento de 2,6 vezes na taxa na qual os plásticos entram nos oceanos entre 2023 e 2040. A poluição plástica no oceano se origina principalmente dos resíduos mal administrados derivados da terra que são transportados pelos rios. Evidenciando essa notícia, outros estudos apontam detritos plásticos nos oceanos formando as rochas conhecidas como Rochas de Plásticos com consistência e solidez semelhantes às rochas naturais.  

As Rochas plásticas são aquelas formadas por sedimentos de plástico. Os primeiros estudos e relatos são de ambientes marinhos e costeiros ao redor do mundo como por exemplo, no Havaí, na costa da Cornualha – Inglaterra, no Japão na costa do Mar Interior do Seto e no litoral peruano, entretanto, a existência dessas rochas híbridas no território brasileiro foi descoberta recentemente pela doutoranda em Geologia Fernanda Avelar Santos. A geóloga começou suas pesquisas em 2019 na Ilha de Trindade, localizada a 1.140 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo.  

É importante salientar a atuação do homem na modificação e construção do espaço geográfico. Os seres humanos comportam-se como agentes geológicos e influenciam os depósitos sedimentares. A poluição marinha interligada ao impacto humano e seus resíduos interferem na dinâmica da Terra e comprovam que os processos que antes eram considerados naturais estão sendo modificados pela ação do homem, como por exemplo da formação de rochas.  

Essas rochas são formadas por três etapas, sendo elas: lixo plástico nos ambientes marinhos ou costeiro, deposição do lixo em praias e aumento da temperatura do ambiente. No caso das rochas descobertas na Ilha de Trindade o plástico queimado era oriundo de redes de pesca e sua queima. Além disso, são compostas por detritos formados pela fusão de material plástico e sedimentos naturais, como cascalho, areia, rochas vulcânicas e materiais biogênicos.  

Além disso, essas rochas foram classificadas em subtipos: “plastiglomerados”, “piroplásticas” e “plastistones”. As rochas plastigloremadas representam tipos clásticos de formas de detritos plásticos e são semelhantes às rochas sedimentares. As piroclásticas são geogênicas aos clastos e símiles as rochas clásticas. Já as plastistones possuem uma nova composição homogênea de rochas ígneas de aparência geogênica.  


Rocha plástica


Rocha Plástica


Rocha plástica

Referências:  
https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/cientista-encontra-rochas-de-plastico- nailha-da-trindade
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-01/estudo-encontra-rochas-compostasde-plastico-na-ilha-da-trindade
https://ciencia.ufpr.br/portal/pesquisadores-encontram-rochas-formadas-por-plastico-na- ilhada-trindade/
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/oceanos-tem-mais-de-170-trilhoes-de- particulasde-plastico-diz-estudo/
https://www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens/comunicado-de-imprensa/com-foco- emsolucoes-para-poluicao-plastica-dia
https://cultura.uol.com.br/noticias/49402_saiba-o-que-e-a-semana-do-meio- ambientecomemorada-na-primeira-semana-de-junho.html
https://exame.com/pop/rochas-de-plastico-conheca-o-novo-tipo-de-formacao-geologica- descoberto-em-ilha-brasileira/

registrado em:
Fim do conteúdo da página