Página inicial > Notícias > Estudantes do campus Cachoeiro tem projeto aprovado no programa Power4Girls

Estudantes do campus Cachoeiro tem projeto aprovado no programa Power4Girls

Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 15h08 | Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2023, 18h10

O projeto que visa atender atender às necessidades específicas de PCD é de autoria de quatro alunas do curso técnico em mecânica.

Estudantes do Campus Cachoeiro de Itapemirim do Ifes tem projeto aprovado no programa Power4Girls, promovido pela Embaixada dos EUA no Brasil e pelo Instituto Glória. O resultado foi divulgado no dia 16 de março na página do programa.

As estudantes Amanda de Lima Peres, Livia Martins Sant'Anna Almeida, Raquel Cipriano Leal e Hayra Sherlem Goncalves Ferreira Marques formaram a equipe ‘Planetárias’, e já iniciaram o treinamento em 31 de março participando da “Sessão de Orientação e Instruções gerais” com os mentores do programa. Elas são alunas do curso Técnico Intercomplementar em Mecânica do campus Cachoeiro e alunas do ensino médio da escola Lions Sebastião Paiva Vidaurre.

Essa semana elas participaram, junto com seus orientadores os professores Rafael Michalsky Campinhos e Weverthon Lobo, da palestra de abertura e da oficina de modelagem organizada peça (Power4Girls - Empower to Lead!).

Durante os meses de abril a setembro elas terão a oportunidade de continuar recebendo orientações dos tutores e mentores do programa Power4Girls e de seus orientadores locais e ainda participar de vários minicursos, oficinas, e outras atividades a fim de ampliar seus conhecimentos técnicos e empreendedores para desenvolveram o trabalho do seu projeto.

Sobre o projeto:
Título: Produção de próteses ortopédicas em impressora 3d com material reciclado
Objetivo: Desenvolvimento de próteses mais acessíveis e personalizadas para atender às necessidades específicas de PCD utilizando impressoras 3D e materiais reciclados, como filamentos produzidos de garrafas PET.

A equipe do projeto explica que existe um “grande desafio relacionado à exclusão social de pessoas que dependem de próteses ortopédicas, além do alto custo e acessibilidade desses dispositivos no mercado.

Nossa iniciativa busca oferecer próteses mais acessíveis e personalizadas para atender às necessidades específicas de indivíduos em nossa região.”.

Para isso, a equipe ‘Planetárias’, formada por estudantes do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim, do curso técnico em Mecânica, desenvolverá próteses utilizando impressoras 3D e materiais sustentáveis, como filamentos de garrafas PET.

O prof. Weverthon Lobo nos conta que a equipe “buscará, através do diálogo com os usuários, identificar possíveis problemas e realizar melhorias contínuas no processo de produção e atender as necessidades das pessoas da nossa região. Além disso, temos planos de expansão para outros estados, em parceria com outras escolas e centros de pesquisa, a fim de atingir um público ainda maior e promover inclusão e acessibilidade em todo o país. Acreditamos que essa iniciativa pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas, oferecendo-lhes mais autonomia e qualidade de vida.”

O encerramento do programa está previsto para 5 a 7 de outubro de 2023, em Brasília.

Power4girls é um programa da Embaixada dos EUA no Brasil e do Instituto Glória que tem por objetivo impactar positivamente jovens que buscam uma oportunidade empreendedora. O foco do programa é o empoderamento de meninas por meio de estratégias voltadas para o empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança – importantes competências para um mundo cada vez mais globalizado e desafiador. Saiba mais pelo site power4girls.com.br.

Hayra Sherlem Goncalves Ferreira Marques, Livia Martins Sant'Anna Almeida, Amanda de Lima Peres e  Raquel Cipriano Leal

Equipe Planetárias e orientadores: Prof. Weverthon Lobo e Rafael Michalsky

Participando da live orientações iniciais, dia 11/04