Página inicial > Notícias > Campus Cachoeiro oferta 108 vagas em cursos técnicos para 2º semestre

Campus Cachoeiro oferta 108 vagas em cursos técnicos para 2º semestre

Publicado: Quinta, 06 de Abril de 2023, 14h03 | Última atualização em Quinta, 06 de Abril de 2023, 14h03
Inscrições começam na segunda-feira (10).

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulgou os editais do processo seletivo para cursos técnicos integrados, concomitantes e subsequentes e do Proeja. São 1.272 vagas para cursos presenciais e a distância em 12 unidades da instituição, com início das aulas no segundo semestre de 2023. As inscrições para cursos integrados, concomitantes e subsequentes começam na segunda-feira (10).

A taxa de inscrição para o edital 43/2023 - Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes, o valor é de R$ 65. O prazo para os candidatos solicitarem isenção (gratuidade) do pagamento da taxa de inscrição vai até 24 de abril. Tanto a inscrição quanto o pedido de gratuidade devem ser feitos pelo sistema, que poderá ser acessado a partir do dia 10 de abril no site: ifes.edu.br/ps2023-2

Quem pode se inscrever

Os cursos técnicos concomitantes são para estudantes que estejam cursando o Ensino Médio em outra escola. E os cursos técnicos subsequentes são para pessoas que já concluíram o Ensino Médio.

Aqui no campus Cachoeiro nossos cursos são tanto subsequentes quando concomitantes, ou seja, quem já finalizou o ensino médio e quem ainda está cursando (a partir do 2° anos) podem se inscrever!

Formas de seleção

O ingresso nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes se dará por análise de histórico escolar. A seleção será realizada por meio da análise de documentação de comprovação das notas postadas pelo candidato no sistema no momento da inscrição.

Ação afirmativa (cotas)

Para todos os cursos, metade das vagas ofertadas são reservadas às ações afirmativas (cotas), que contemplam quem tenha cursado todo o ensino fundamental em escola pública. As ações são divididas em duas partes, seguindo critérios de renda: metade das vagas para quem tem renda familiar per capita igual ou menor a R$ 1.953 e metade das vagas sem necessidade de comprovação de renda. Dentro cada uma dessas metades, há a reserva para quem se autodeclara preto, pardo, indígena, ou de outras etnias, e ainda pessoa com deficiência.

O candidato fará a opção pela ação afirmativa (caso se encaixe nos critérios) ou poderá ainda optar por se inscrever nas vagas de ampla concorrência. Tanto no sorteio quanto na análise de histórico escolar, a classificação dos candidatos será feita entre os inscritos para cada curso e tipo de ação afirmativa ou ampla concorrência.

Cursos Técnicos Concomitantes e subsequente

Campus Cachoeiro de Itapemirim
Eletromecânica (Noturno) - 36 vagas
Mineração (Noturno) - 36 vagas
Informática (Noturno) - 36 vagas

Saiba mais sobre a oferta de cursos que serão em outros campi.