Página inicial > Notícias > Atividades realizadas pelos estudantes marcam a semana em que se comemora o Dia Mundial da Água

Publicado: Sexta, 24 de Março de 2023, 15h15 | Última atualização em Sexta, 24 de Março de 2023, 16h23

O objetivo é promover a conscientização sobre a relevância da água para a sobrevivência de todos os seres vivos

O Dia Mundial da água foi celebrado no campus Cachoeiro com ações com vistas à conscientização da importância e valorização da água.

Uma das ações foi a exposição, no pátio central, de trabalhos que abordaram diversos temas como: saneamento básico, reutilização e descarte de rejeitos e lixo, aquíferos, desastres ambientais, poluição, etc.

O Dia Mundial da água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992. A cada ano a data é destinada à discussão dos diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

A prof. Thais Gualandi esclarece a importância de se trabalhar com esse tema nas escolas “a água é um recurso natural fundamental para a sobrevivência humana e de todos os seres vivos. A água é também um recurso finito e cada vez mais escasso em muitas partes do mundo. Os estudantes aprendem sobre a importância da água, seus usos, ciclos, qualidade, conservação e preservação. Além disso, aprendem sobre a relação da água com a saúde, a economia, a sustentabilidade e a mudança climática.
Com a conscientização dos estudantes sobre a importância da água e como conservá-la, é possível mudar comportamentos e hábitos de consumo que levam ao desperdício e à poluição da água. Essa educação ambiental também pode ser levada para além da escola, influenciando a comunidade local e promovendo mudanças positivas em relação ao uso da água. Trabalhar o tema é essencial para conscientizar e educar as gerações futuras sobre a importância desse recurso vital para a vida na Terra, incentivando práticas sustentáveis e conscientes em relação ao uso e conservação da água.”

Na disciplina Geografia, que tem por um de seus objetivos o debate desse tema, o prof. Flávio Palhano desenvolveu com seus estudantes a confecção de banners fruto de pesquisas sobre os temas: Importância das hidrovias; energia hidrelétrica (prós e contras); transposição do Rio São Francisco; a tragédia do Mar de Aral (Ásia Central); comparação dos rios Tâmisa e Tietê; Poluição dos Oceanos; a tragédia de Brumadinho; Principais rios do mundo. Além disso tivemos trabalhos relacionados às bacias/regiões hidrográficas do Brasil e do Espírito Santo e uma instalação com um vaso sanitário trazendo informações sobre a falta de banheiros no mundo (saneamento básico) que afeta milhões de pessoas, e que também atinge milhares de brasileiros.

Os trabalho realizados pela turma do segundo ano de Eletromecânica contaram também com a orientação do professor Roberto Carlos, de Linguá Portuguesa e Artes bem como do apoio do professor Márcio Colodete, de Educação Física.