Página inicial > Notícias > Rodas de conversa "Entre Mulheres: histórias, perspectivas e trocas"

Rodas de conversa "Entre Mulheres: histórias, perspectivas e trocas"

Publicado: Quinta, 23 de Março de 2023, 19h25 | Última atualização em Quinta, 23 de Março de 2023, 20h08

Confira como foram as atividades

Aconteceram, ao longo do mês de março, as Rodas de conversa intituladas "Entre Mulheres: histórias, perspectivas e trocas", que foi aberta para todas as alunas (e os alunos também) do campus e para a comunidade externa. Nelas mulheres bem-sucedidas em áreas predominantemente masculinas, nas quais persiste a desigualdade de gênero, puderam compartilhar suas experiências e contar um pouco de sua trajetória.

Durante a conversa as estudantes dos cursos técnicos e de graduação tiverem a oportunidade de conversar com outras mulheres que já trilharam o caminho que muitas delas almejam trilhar. A troca de experiências e pontos de vista sobre assuntos relacionados à área de estudos e mercado de trabalho entre as palestrantes e as estudantes foi um dos objetivos da ação. Essa conversa gera momentos de inspiração e estímulo à permanência das alunas nessas áreas.
Além de ser uma maneira de aumentar a conscientização sobre questões de gênero e de promover busca por equidade.

Os eventos ocorreram nos dias 8, 21 e 22 de março na Biblioteca Carlos Drummond de Andrade, no campus Cachoeiro.
A realização dessas atividades foi desenvolvida pelas professoras e pedagogas em conjunto com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades (Nepgens).

O primeiro dia do evento:
Tivemos a participação de estudantes dos cursos Técnico em Mecânica, Técnico em Mineração e Engenharia de Minas, além de servidores e organizadoras do evento.
Dira Goes, geóloga formada na UFBA e atuante na área na empresa Omya;
Jamile Laquine, ex-aluna do campus Cachoeiro, formada em Engenharia Florestal pela Ufes. Hoje atua na área de SGE na empresa MV Gestão Integrada;
Rita de Cássia de Almeida Fernandes, pedagoga de formação e profissão que atuou em escolas do governo do estado por muitos anos até se aposentar;
e Sheila de Souza, Doutora em Geociências pela UERJ e professora do campus Cachoeiro.

O segundo dia do evento:
Tivemos a participação das estudantes dos cursos Técnico em Informática e Técnico em Eletromecânica.
A roda de conversa foi composta pelas convidadas:
Susana Brunoro Costa de Oliveira, prof. do Ifes, é Doutora em Produção Vegetal com Ênfase em Sensoriamento Remoto e Redes Neurais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: software, informação, segurança, internet e sistema operacional;
e Thais Gualandi Faria, professora do Ifes, é Geóloga graduada pela Ufes e Mestra em Ciências – área de concentração: tectônica, petrologia e recursos minerais pela UERJ.

O terceiro dia do evento:
Tivemos a participação das estudantes do curso Técnico em Mineração.
A roda de conversa foi composta pelas convidadas:
Ana Paula Meyer, prof. do Ifes, Doutora em Geociências e Meio Ambiente, Mestra em Geologia Regional e graduada em Geologia pela UNESP. Antes de se tornar professora, atuou na indústria da área de geologia e hidroambiental;
Evanizis Dias Frizzera Castilho, prof. do Ifes, é doutoranda em Engenharia e Ciência dos Materiais na UENF, Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo Ifes e graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto. Possui experiência profissional na área de Beneficiamento e Caracterização Tecnológica de Rochas Ornamentais;
e Wana Favero Gaburo Dorigo, Engenheira de Minas pelo Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim, Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP e atua na área de rochas ornamentais.

Elas compartilharam com nossas estudantes suas experiências durante a graduação e seus anos de trabalho em campo e em espaço corporativo. Contaram um pouco de como foi a descoberta e escolha do ramo profissional escolhido e deram valiosas dicas de como perseverar em áreas predominantemente masculinas.