Página inicial > Notícias > Diretoria de Ensino apresenta como serão as atividades dos sábados letivos em 2023

Publicado: Sexta, 17 de Março de 2023, 20h17 | Última atualização em Quinta, 06 de Abril de 2023, 15h06

O primeiro evento contou com a participação de 122 estudantes.

Os sábados letivos presenciais estão previstos nos calendários acadêmicos publicados na página do campus e neles consta a tabela indicando a qual dia da semana corresponde cada sábado letivo.

Por que eles são necessários?
O ano letivo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio deve ter, de acordo com a legislação vigente, 200 dias e o semestre letivo dos cursos técnicos concomitantes e dos cursos de graduação deve ter 100 dias.

Nosso calendário é regido, principalmente, segundo o calendário do Ministério da Economia e nele podemos verificar diversos feriados ao longo do ano. Devido a isso, para conseguirmos alcançar os 200 dias (100 em cada semestre), e para concluir o ano letivo de 2023 em dezembro de 2023, seguindo a legislação, é necessário utilizar alguns sábados.

Importante: Haverá controle de frequência em cada sábado. Os alunos que faltarem aos sábados letivos poderão receber falta nas disciplinas do dia a que o sábado corresponde.

Como serão as atividades?
Os sábados letivos terão programações variadas, entre palestras, oficinas, programações esportivas, atendimento dos professores e outras atividades e serão sempre ofertadas aos alunos dos cursos cujos calendários contemplarem cada sábado letivo.

Essas atividades serão realizadas na parte da manhã no campus, sendo oferecidas por variadas coordenadorias de cursos. Serão momentos importantes de integração entre alunos dos diversos cursos e turmas, de desenvolvimento de competências diversas, promovendo assim a formação omnilateral dos estudantes. O prof. Márcio Colodete esclarece que a “Formação omnilateral trata-se de uma formação ampla, onde o sujeito experiencia e se desenvolve no mundo em diversos aspectos. Nessa formação leva-se em consideração às subjetividades que acontecem no cotidiano escolar do educando, entendendo que cada aluno e suas vivências são imprescindíveis no processo de ensino-aprendizagem.” Algumas dessas atividades também proporcionarão emissão de certificados aos participantes.

O primeiro sábado letivo do ano ocorreu no dia 11/03/2023 e contou com a participação de 122 alunos, entre aqueles que participaram dos treinos de futsal e vôlei (de quadra e areia) e aqueles que compareceram para assistir e torcer. Alunos dos cursos técnicos integrados e concomitantes compuseram times e jogaram juntos, nos esportes ofertados, sob orientação e organização do professor de educação física, Marcio Colodete Sobroza.

Nesses sábados, a cantina abrirá para lanches. Além disso, os estudantes que precisarem poderão solicitar declaração de participação para apresentar no trabalho, por exemplo.

Obs. De 2020 até 2022, os sábados letivos podiam ser ofertados em formato de APNP (Atividades Pedagógicas Não Presenciais). Esse ano, não temos mais o respaldo dos documentos referentes à pandemia para fazermos isso (a única exceção é para os ingressantes da graduação, nos sábados que ultrapassam os do calendário dos veteranos, devido ao atraso do cronograma do Sisu).

O primeiro sabado letivo de 2023 comptemplou atividades esportivas e de integração entre os cursos.