Página inicial > Notícias > Startups apoiadas pelo Núcleo Incubador do campus Cachoeiro são aprovadas no edital 26/2022 - Apoio aos Clusters de Inovação Capixaba

Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 11h23 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 11h56

Cada startup conquistará R$ 75.000 em investimentos

Núcleo Incubador do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim iniciou o ano com importantes conquistas. Dois de seus projetos incubados foram aprovados após divulgação do resultado preliminar do edital de Clusters da Fapess da Fapes, tendo um deles conquistado a 1ª colocação geral:

• Implementação e testagem de um peneirador de grãos de café em lavouras da região Central Sul: liderado por alunos do curso de Engenharia Mecânica do campus Cachoeiro. Trata-se de um Peneirador portátil de grãos com foco no pequeno produtor rural.

• Adequação da plataforma HyperCube4x para visualização do acervo da biblioteca pública de Cachoeiro de Itapemirim: plataforma de interação, leitura e visualização em realidade virtual.

Cada startup conquistará R$ 75.000 em investimentos que serão destinados ao desenvolvimento de soluções inovadoras para desafios de setores econômicos específicos. A implementação dos produtos propostos pelas empresas incubadas deverá ocorrer em no máximo 1 ano em organizações parceiras. O prof. Lucas Poubel, coordenador do Núcleo Incubador, aponta a relevância desse feito “Isso será importante para que, após esse período, as startups tenham melhores condições de escalar esses produtos e, assim, ampliar suas atuações com diferentes regiões e parceiros.”

Vale destacar que o Núcleo Incubador do Campus Cachoeiro de Itapemirim também apoiou outros dois projetos que estão incubados em outros campi do Ifes:

• “Embalagens biodegradáveis a partir de resíduos da Bananicultura: Agregando valor e diminuindo as perdas pós colheita da Banana”, do Ifes campus Alegre.

• “Prontualize – Saúde Mental no Ambiente Escolar. Através da solução tecnológica promove o bem-estar e cuidado da saúde emocional de crianças jovens e adultos”, do Ifes campus Serra.

Dessa forma, todos os projetos contemplados na região sul do estado passaram por mentorias e apoio da incubadora do Ifes Cachoeiro.

“Parabenizamos as 4 startups contempladas e agradecemos a parceria da @incubadorasulcapixaba e da @incubadora.serra! O trabalho em rede nos fortalece!”, Lucas Poubel.