Página inicial > Notícias > Eventos Roda de Conversa “Entre Mulheres: histórias, perspectivas e trocas” começam nessa quarta-feira

Publicado: Terça, 07 de Março de 2023, 15h53 | Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 12h25

Programação foi pensada para o mês de março no qual se comemora o dia internacional da mulher

Será realizado nesse mês de março três eventos voltados às nossas estudantes!
Eles serão rodas de conversa intituladas "Entre Mulheres: histórias, perspectivas e trocas", que será aberta para todas as alunas (e os alunos também) do campus e para a comunidade externa.
O 1° evento será amanhã, dia 8 de março, e os próximos serão nos dias 21 e 21 de março para as estudantes do período noturno.

O objetivo é compartilhar trajetórias de mulheres bem-sucedidas em áreas predominantemente masculinas, nas quais persiste a desigualdade de gênero. Além de dar visibilidade à presença/representatividade feminina, os relatos podem inspirar e estimular a permanência das alunas nessas áreas.
A realização desse encontro é uma maneira poderosa de aumentar a conscientização sobre questões de gênero e de promover a igualdade de gênero. A atividade busca também promover o protagonismo de nossas alunas na execução de atividades de extensão no campus, juntamente com o desenvolvimento de ações do núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades (Nepgens).

As rodas de conversa acontecerão na Biblioteca Carlos Drummond de Andrade:
Dia 08/03, as 16h.
Dia 21/03, as 19h. (em breve mais informações)
Dia 22/03, as 19h. (em breve mais informações)

→ Atualizações:

Como foi o primeiro dia do evento:

Tivemos a participação de estudantes dos cursos Técnico em Mecâni, Técnico em Mineração e Engenharia de Minas, além de servidores e organizadoras do evento.
A roda de conversa foi composta pelas convidadas:
Dira Goes, geóloga formada na UFBA e atuante na área na empresa Omya;
Jamile Laquine, ex-aluna do campus Cachoeiro, formada em Engenharia Florestal pela Ufes. Hoje atua na área de SGE na empresa MV Gestão Integrada;
Rita de Cássia de Almeida Fernandes, pedagoga de formação e profissão que atuou em escolas do governo do estado por muitos anos até se aposentar;
e Sheila de Souza, Doutora em Geociências pela UERJ e professora do campus Cachoeiro.
Elas compartilharam com nossas estudantes suas experiências durante a graduação e seus anos de trabalho em campo e em espaço corporativo. Contaram um pouco de como foi a descoberta e escolha do ramo profissional escolhido e deram valiosas dicas de como perseverar em áreas predominantemente masculinas.