Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Tese de doutorado de docente do Ifes campus Cachoeiro fica em 1º lugar no Prêmio Tiradentes 2022
Início do conteúdo da página

Tese de doutorado de docente do Ifes campus Cachoeiro fica em 1º lugar no Prêmio Tiradentes 2022

Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2022, 16h19 | Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2022, 16h22

Esta é a segunda edição do concurso, realizado pela CAPES em parceria com o Ministério da Defesa.

A tese de doutorado do Prof. Ricardo Maroquio, docente do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim, obteve o 1º lugar no Prêmio Tiradentes 2022. Esta é a segunda edição do concurso, realizado pela CAPES em parceria com o Ministério da Defesa, e que premiou dissertações de mestrado e teses de doutorado do biênio 2020/21 que tratam de defesa nacional.

A tese vencedora, intitulada "Vigilância de Áreas Restritas Utilizando uma Equipe Autônoma de ARPs Cooperativas", trata do desenvolvimento de drones que trabalham de forma autônoma e cooperativa para detectar e classificar entidades terrestres que invadam um perímetro previamente estabelecido. O prof. Ricardo nos conta que a solução pode ser aplicada em vilância de fronteiras, instuições carcerárias, instalações militares e qualquer outra situação sensível à presença de entidades não-autorizadas.

A tese desenvolvida contempla tanto o desenvolvimento do software, que usa Inteligência Artificial, quanto do hardware, que consiste nos drones em si. No próximo dia 15 de dezembro, o Prof. Ricardo Maroquio irá a uma cerimônia no Ministério da Defesa, em Brasília/DF, receber a honraria.

Sobre o Prêmio Tiradentes
Prêmio Tiradentes tem por objetivo estimular a produção de pesquisas e estudos acadêmicos sobre temas de interesse do Ministério da Defesa (MD), bem como contribuir para a formulação de políticas públicas na área. O concurso também pretende incentivar a divulgação no País e no exterior dos resultados e produtos derivados da parceria entre a CAPES e o MD.

A parceria entre as instituições inclui ainda o Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa), o Programa de Pesquisas no Exterior em Áreas Estratégicas para a Defesa Nacional (Propex-Defesa) e o Programa de Cooperação Acadêmica em Defesa Nacional (Procad-Defesa).

Fonte: Capes

registrado em:
Fim do conteúdo da página