Página inicial > Notícias > XI edição da Jacitec

XI edição da Jacitec

Publicado: Quarta, 30 de Novembro de 2022, 16h07 | Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2022, 18h08

Descubra como foi a Jornada Acadêmica de 2022 no Campus Cachoeiro.

Nesse mês de novembro, entre os dias 07 e 10, aconteceu a XI Jornada Acadêmica de Ciência, Tecnologia e Cultura - Jacitec, evento anual do Campus Cachoeiro de Itapemirim, do Instituto Federal do Espírito Santo. O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT, cujo tema selecionado para este ano foi “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país.

Este ano a Jacitec contou com a apresentação de mais de 117 trabalhos entre palestras, mesas redondas, minicursos, apresentação de banners, oficinas, mostras tecnológicas, apresentações culturais e torneios esportivos. O público com mais de 1200 inscritos conta com estudantes de ensino técnico, ensino médio, graduação e de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais de todas as áreas do campus Cachoeiro e de outros campi do Ifes. A jornada deste ano contou também com a participação do público externo, por ser um grande projeto de extensão, do qual foram convidadas várias escolas para visitar e participar dos eventos que ocorriam durante os três dias dessa jornada.

Além disso,  foram realizados de forma simultânea outros eventos voltados para os cursos superiores, como a SEMEC (Semana da Engenharia Mecânica), SINF (Semana do cursos de Sistema de Informação) e a SEMIN (Semana do curso de Mineração).

O objetivo da realização da Jacitec é proporcionar a ampla troca de conhecimento entre os participantes e estimular o interesse dos estudantes, e do público em geral, pela pesquisa e pelo desenvolvimento tecnológico e social. O prof. Weverthon, coordenador do evento, nos conta que Jacitec é importante por oferecer camadas que uma aula tradicional não oferece, potencializando, assim,  a cultura e permitindo que os alunos se expressem na escola e nas comunidades externas.

Ele também nos conta que as maiores dificuldades encontradas foram o tempo e o apoio financeiro, principalmente pela busca de verba e patrocínio. Vale ressaltar que os patrocinadores do evento foram o CREA-ES e o SEE (Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros).

Raphael Figueiredo Secchin, estudante do 4º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, relata que considera a Jacitec muito importante pois nela “mergulhamos em um mar de projetos e ideias”, e que “essa imersão nos proporciona ensinamentos e aprendizados impossíveis de serem adquiridos na sala”. Quando perguntado sobre qual palavra resumiria para ele o papel de eventos como a JACITEC na formação de indivíduos e profissionais, Secchin respondeu “crescimento”. Por fim, dentre as várias atividades nas quais Raphael participou, ele destaca os aulões de revisão para as matérias de Humanas para o ENEM. Por meio delas, ele fala, “me senti mais preparado para um exame complicado e cansativo como o ENEM”.

Essa notícia foi feita em parceria com a equipe do Jornal escolar do Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim. @distrito_028

20221107 161750

Abertura do evento com apresentação musical do grupo Percurssons

20221109 173309

Apresentação de teatro musical em inglês

P 20221109 165141 vHDR Auto HP

P 20221109 162833 vHDR Auto HP

P 20221109 162521 vHDR AutoApresentação de trabalhos na Feira de Ciências

P 20221109 162739 vHDR Auto

P 20221110 153227 vHDR Auto HP

Entrega das premiação aos estudantes que foram vencedores na OBA e na MOBFOG.

Veja mais imagens e vídeos do evento aqui.