Página inicial > Notícias > Campus Cachoeiro realiza o VIII Seminário de Educação Inclusiva e Acessibilidade

Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2022, 18h33 | Última atualização em Sexta, 21 de Outubro de 2022, 09h13

O evento contou com palestras, oficinas e apresentações culturais.

Aconteceu nos dias 6 e 7 de outubro o VIII SEMEIA – Seminário de Educação Inclusiva e Acessibilidade, organizado pelo Napne – Núcleo de Atendimento à Pessoas com Necessidades Específicas do Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim. O evento gratuito atingiu o público aproximado de 100 participantes, incluindo servidores e alunos do campus e profissionais da rede municipal e estadual de ensino.

A programação contou com atividades culturais como: apresentação de dança “Eu sou Maior”, com as dançarinas Luisa Pitanga e sua mãe Mônica Pitanga, sob coreografia do bailarino Jeremias Schaydegger; e a apresentação musical em Libras com a dançarina Gabriela Paris.

Para a palestra de abertura o conferencista Prof. Dr. Décio Nascimento Guimarães (IFF) falou sobre o trabalho docente e as práticas inclusivas frente ao direito à educação e aprendizagem das pessoas com deficiência. No fechamento do evento o diálogo se direcionou para o respeito às diferenças como forma de inclusão, debatido pelas palestrantes Poliana Paraguassú, presidente da AMAES e a psicóloga Kelly Vargas Wardermuren Thompson, mães de autistas e ativistas do direito a acesso, a permanência e o sucesso das pessoas com deficiência à Educação e em todas instâncias da sociedade.

O evento também contou com oficinas voltadas para o uso de tecnologias assistivas digitais na aprendizagem, curso básico de Libras para alunos do Ensino Médio, uso de Soroban na aprendizagem matemática, estratégias de ensino e avaliação para alunos com deficiência e também relatos de experiências acerca do ensino de matemática para alunos com deficiência intelectual.

De acordo com a equipe organizadora do evento “assim como aconteceu nas edições anteriores, o Semeia cumpriu o objetivo de proporcionar um momento para debate, formação e troca de experiências sobre o que se tem feito e lutado em prol da educação inclusiva, acessibilidade e sucesso das pessoas com deficiência.”

Conforme destacou o diretor do campus, Edson Maciel Peixoto, “mais do que uma sigla, o SEMEIA é o ato de semear a ideia de inclusão no terreno do coração, no terreno da sociedade e nas ações que se iniciam quando recebemos, ouvimos e sentimos as diferenças dos nossos alunos atendidos pelo Napne”.

IMG_20221008_014635_281.jpg

Screenshot_20221008-013059_Gallery.jpg