Página inicial > Notícias > Aula inaugural do Projeto Alvorada - curso: Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão

Publicado: Segunda, 10 de Outubro de 2022, 17h07 | Última atualização em Sexta, 14 de Outubro de 2022, 09h56

O evento, realizado no dia 03/10, contou com a presença de autoridades da Sejus e da Depen, da Procuradoria do Trabalho e da Prefeitura.

O Campus Cachoeiro de Itapemirim, do Ifes, realizou no último dia 03, as 13h, em seu auditório a aula inaugural do Projeto Alvorada: inclusão social e produtiva de pessoas egressas do sistema prisional com o curso “Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão”.

O evento, que foi presencial, contou com autoridades do Ifes, do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN-Ministério da Justiça), da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), da Procuradoria Regional do Trabalho e da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim.

Após a abertura da cerimônia aconteceu o pronunciamento das autoridades que ressaltaram a importância do projeto para os participantes e para o desenvolvimento humano e social de todos.

Em seguida o coordenador do projeto, prof. Saulo Berilli, fez a aula inaugural com o tema “Resiliência”, com falas de motivação e incentivo para os estudantes e junto com o prof. Eliseu Romero apresentaram a equipe de trabalho: professores, pedagoga, técnico administrativo, assistente social entre outros.

O final da cerimônia ficou por conta da apresentação musical de Fábio Coelho Marins e Sophia Marins (pai e filha, aluna do primeiro ano do curso Técnico em Eletromecânica integrado ao ensino médio) que cantaram as músicas "Tocando em Frente" de Almir Sater e Renato Teixeira e "Tente outra Vez" de Raúl Seixas e Paulo Coelho. As canções seguem o tema da aula inaugural sobre resiliência.

Findados os protocolos da cerimônia no auditório, os participantes do evento conversaram com os estudantes durante o coffee break. Para finalizar, os novos alunos do campus Cachoeiro fizeram uma visita aos espaços e laboratórios do campus para se ambientalizarem com a escola.

As aulas do projeto, que oferta o curso de “Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão”, para 20 egressos do sistema prisional, acontecerão no campus Cachoeiro de 03 de outubro de 2022 até 27 de junho de 2023.

Esse projeto é um convênio do Ifes Campus Cachoeiro com o DEPEN – Departamento Penitenciário Nacional, com a cooperação técnica da SEJUS – Secretaria da Justiça do Estado do Espírito Santo e conta com o apoio da Procuradoria Regional do Trabalho – PRT 17.

O projeto Alvorada é um programa em rede nacional com recursos do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN-Ministério da Justiça) voltado para reinserção de pessoas egressas do sistema prisional na sociedade e no mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes de formação inicial e continuada. Os cursos têm duas etapas, a primeira, que tem a carga horária de 500h e 5 meses de duração, contempla aulas teóricas, práticas, tutorias, componentes técnicos, projeto de vida, empreendedorismo, informática, tópicos em saúde, tópicos de linguagem e matemática. E a 2° etapa do curso que prevê 200h de estágio/incubação com acompanhamento semanal de tutores durante 3 meses.

Os alunos do curso receberão uma bolsa de auxílio estudantil mensal e um kit de ferramentas ao final do curso.

Para mais informações, podem entrar em contato pelo email: extensao.ci@ifes.edu.br e saulob@ifes.edu.br.

Autoridades que compuseram a mesa de honra da cerimônia: Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Cristina Bezerra; Diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Campus Cachoeiro, Leandro Marochio; Coordenador da Depen, Carlos Rodrigo Martins Dias; Diretor-geral do Campus Cachoeiro, Edson Maciel Peixoto; Subsecretária de ressocialização da Sejuz, Karina Rocha Mitleg; Procurador do Trabalho, Djailson Martins Rocha e Chefe da Central de Atenção ao Egresso e à Família de Cachoeiro, Andressa Moreira Carvalho.