Página inicial > Notícias > Estudante do campus é selecionado para intercâmbio de 1 mês no Japão.

Estudante do campus é selecionado para intercâmbio de 1 mês no Japão.

Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2022, 15h41 | Última atualização em Segunda, 25 de Julho de 2022, 15h41

Caio Brun se inscreveu no programa da AFS Intercultura Brasil em junho e já está com viagem marcada para outubro.

O estudante Caio Brun, que atualmente está cursando o ensino médio integrado ao curso técnico em informática no Ifes – Campus Cachoeiro de Itapemirim, foi o selecionado para participar de intercâmbio por meio do programa de bolsa de intercâmbio “Bolsa Japão 2022” oferecida pelo governo Japonês em parceria com a AFS Intercultura Brasil e vai passar 1 mês imerso na cultura japonesa.

Caio ficou sabendo dessa oportunidade por meio da prof. Cláudia Benevenute, que além de professora de inglês também é representante do NRI - Núcleo de Relações Internacionais do Ifes. O estudante lembra que começou a reunir os documentos para a inscrição logo que soube do processo seletivo para a bolsa “minha querida professora e mentora, prof. Cláudia, me mandou mensagem dizendo que o intercâmbio era a minha cara, no mesmo dia eu já vi uma oportunidade e tanto e comecei a me preparar, toda a turma recebeu notificação dela nos grupos de mensagens da escola.”.

A vontade de conhecer o Japão começou cedo para Caio “desde Criança sempre foi um sonho ir para fora do país e quando descobri o Japonês decidi que queria ir para o Japão, quando contei para meus pais sobre essa oportunidade recebi apoio total. Contei também com a ajuda da prof. Cláudia que me deu a carta de recomendação e me incentivou o tempo todo.”.

Muito estudioso, Caio conta que sempre teve interesse por outros idiomas, “o primeiro que me apaixonei foi o inglês aos 6 anos de Idade, desde as primeiras frases simples eu era apaixonado pela língua, tive aulas e estudei por conta própria, aos 12 anos me tornei fluente e me perguntei: “Qual língua vou aprender agora?” e depois de muito pesquisar comecei a estudar japonês e ao longo do tempo me apaixonei pela cultura, me vi na terra do sol nascente, cada detalhe dela me fascinava, desde os famosos kanjis (caracteres da língua japonesa) até mesmo as lindas fontes termais.”.

Sobre a viagem e as aulas que ele irá frequentar em uma escola típica de ensino médio japonesa durante o intercâmbio, o estudante confessa estar “com frio na barriga e muita emoção, eu vou pro outro lado do oceano, pra longe dos meus pais e de tudo o que me é conhecido, mas ao mesmo tempo vou realizar meu sonho! Algo que sempre sonhei e lutei muito para atingir, isso me deixa meio sem chão e sinceramente não parece real! Ao mesmo tempo, estou muito ansioso e feliz por estar indo para o Japão!”.

Para se inscrever era necessário que os candidatos tivessem média acadêmica acima de 8, nenhuma reprovação escolar, e nível intermediário (ou acima) de inglês e/ou japonês.

A seleção foi feita pela AFS que se baseou, entre outras coisas, em uma redação de autoria do candidato na qual devia constar: Carta de apresentação demonstrando interesse em viver uma experiência intercultural e justificar por que e como o candidato acredita que pode representar o AFS no Japão e posteriormente dar continuidade na sua comunidade ao retornar ao Brasil. Foi solicitado também para a etapa de seleção um vídeo em inglês de aproximadamente 1 minuto falando sobre si, seus interesses, e o porquê do desejo de viajar para o Japão.

O Campus Cachoeiro parabeniza Caio Brun por essa conquista e por toda sua trajetória de estudos.