Página inicial > Notícias > Ifes e MEC realizam aula inaugural do curso de Pós-Graduação em Mentoria para a Educação Profissional

Publicado: Quarta, 15 de Junho de 2022, 18h46 | Última atualização em Segunda, 20 de Junho de 2022, 10h07

O curso formará 1200 professores de todo país e o campus Cachoeiro ultrapassa a marca de 3 mil alunos.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o Ministério da Educação (MEC) realizaram na tarde desta terça-feira (14) a aula inaugural do curso de Pós-graduação em Mentoria para a Educação Profissional. O evento aconteceu às 16:00 horas, de forma virtual, e foi transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube.

Participaram do evento o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Sant´Ana, o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir José Pela, o Coordenador Geral de Planejamento e Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica, Anderson Sanita, além da equipe técnica responsável pelo curso.

Nessa primeira oferta do curso foram disponibilizadas 1200 vagas, sendo registradas inscrições de professores de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. O curso é ofertado pelo Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A Pós-Graduação, a nível de Aperfeiçoamento, terá duração de 6 meses, com carga horária de 240 horas.

Com esse curso o Ifes – Campus Cachoeiro de Itapemirim ultrapassa a marca de 3 mil alunos matriculados. Saiba mais sobre os cursos ofertados pelo campus.

Durante a aula inaugural o reitor do Ifes, Jadir José Pela, ressaltou a importância desta capacitação e os benefícios que ela trará aos jovens da educação básica. Jadir também destacou, nesse sentido, a necessidade de os estudantes serem melhor orientados sobre seus itinerários formativos, principalmente aqueles que desejam seguir a sua formação como técnico.

A Coordenadora do Curso, Susana Brunoro, falou da alegria em receber todos os alunos e poder para passar um pouco da vivencia do Ifes para profissionais de todo Brasil. “O Ifes é uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica desde 1909. Isso que estamos vivendo neste momento é algo que o Ifes já tem bem sedimentado no seu conhecimento e na sua equipe”, destacou. Ela salientou, ainda, que esse é o início de um grande trabalho que a Instituição espera fazer, visando contribuir para a reformulação da educação profissional no país.

Sobre o curso

O curso de Pós-Graduação em Mentoria para a Educação Profissional e Tecnológica é ofertado pelo Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), por meio de financiamento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa faz parte do Programa Novos Caminhos, e visa atender a demanda das Redes Estaduais de Ensino, a partir da oferta do Novo Ensino Médio, que contempla a inserção dos itinerários formativos na constituição da trajetória escolar do estudante. Nessa perspectiva, o professor atuará como mentor, ajudando os jovens a conhecerem as possibilidades de uma formação técnica e orientando-os em relação à escolha de suas profissões, de acordo com suas afinidades e habilidades formativas.

Também busca fornecer aos professores cursistas subsídios teóricos e pedagógicos para uma melhor compreensão do itinerário da Formação Técnica e Profissional, constituinte da reforma do Novo Ensino Médio, aprofundando a percepção desses professores acerca da importância da implementação de ações de orientação educacional e profissional, tanto nos contextos escolares como nos contextos sociais reais.

aula pos mentoria 1

aula pos mentoria 2