Página inicial > Notícias > Campus Cachoeiro realiza II Salão de Artes Visuais

Campus Cachoeiro realiza II Salão de Artes Visuais

Publicado: Segunda, 23 de Maio de 2022, 12h35 | Última atualização em Segunda, 23 de Maio de 2022, 12h35

O convite é aberto a toda comunidade, basta se inscrever até dia 04 de junho.

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim convida aos artistas profissionais, amadores e experimentais para participar da segunda edição do SALÃO DE ARTES VISUAIS (IISAV). O convite é aberto a toda a comunidade – interna e externa.

I. OBJETIVOS
1. Estimular a produção e a pesquisa artística em arte moderna e contemporânea;
2. Divulgar a produção dos artistas da comunidade interna e externa do campus;
3. Contribuir para a democratização, a circulação, o registro e o acesso à arte e à cultura em nossa região.

II. INSCRIÇÕES
2.1 As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio deste formulário até o dia 04 de junho de 2022, devidamente preenchido;

Link para inscrição: https://forms.gle/w4Zcxm5y38w84nmN6

2.2 Podem participar do IISAV artistas da comunidade interna do campus (alunos, servidores e terceirizados) e da comunidade externa (artistas em geral).

III. OBRAS
3.1 Cada artista poderá inscrever até duas (2) obras, desde que em modalidades diferentes.
3.2 Serão aceitas obras de caráter clássico, moderno e contemporâneo, nas modalidades de:

a) pintura (tela, tecido, vidro ou outro suporte);
b) modelagem (argila, massas em geral);
c) escultura (pedra, metal, madeira ou outros suportes);
d) desenho (grafite, lápis de cor, giz de cera, caneta esferográfica ou hidrográfica, carvão, entre outros);
e) arte com papel (dobradura, quilling, colagem e outros);
f) fotografia;

3.3 Não serão aceitas obras que possam ser consideradas ofensivas pelo público em geral, pois IISAVI estará acessível para todos os públicos, com acesso livre para todas as faixas etárias.

IV. SELEÇÃO E AVALIAÇÃO
4.1 Serão selecionadas quatro (4) obras de cada modalidade para a exposição, totalizando 24 obras. Em caso de não haver inscritos em algumas modalidades, o número de obras a serem expostas podem ser maiores nas demais modalidades, desde que não ultrapasse o total de 24 obras;

4.2 Cada obra será julgada de 1 a 10 pontos, em cada um dos critérios: relevância artística (10), estética (10), originalidade (10) e criatividade (10), totalizando 40 pontos.

4.3 O resultado das obras selecionadas será divulgado no mural do campus e via contato direto com os autores através de telefone, e-mail ou pessoalmente.

4.4 Haverá uma lista de espera, com até 04 (quatro) obras que eventualmente poderão ser expostas no caso de alguma ou algumas das obras selecionadas não puderem ser exibidas, por quaisquer motivos;

4.5 As decisões da Comissão são de caráter irrecorrível.

V. MONTAGEM
A exposição será montada dentro de um espaço do IFES campus Cachoeiro de Itapemirim e ocorrerá entre os dias 27 de junho a 8 de julho de 2022. Será aberta para a visitação pública sempre no horário regular do campus.

5.1 É de responsabilidade da comissão organizadora:
a) Planejar e divulgar a exposição, nos padrões definidos pelo IFES;
c) Organizar, montar e desmontar o espaço expositivo;
d) Zelar pelo cuidado e segurança das obras expostas;

5.2 É de responsabilidade dos artistas:
a) Transportar as obras desde a entrega até a sua retirada, respeitando os prazos;
b) Se possível, participar da abertura oficial ou contribuir com eventuais ações educativas durante a exposição;

V. DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1 A Comissão Organizadora do IISAV-Ifes tomará as medidas possíveis para resguardo das obras, porém é aconselhável ao artista segurar as mesmas contra riscos de qualquer natureza. A comissão não se responsabilizará por danos que os trabalhos eventualmente possam sofrer.

6.2 As obras expostas no Salão deverão ser retiradas no prazo estipulado. Não sendo retiradas nesse período, passarão a fazer parte do acervo do NAC.

6.3 Os artistas selecionados cedem ao IISAV-Ifes o direito de uso de imagem do artista, de seu nome e currículo, de suas obras que participarem da exposição, a título universal e gratuito, sem restrições e/ou limitações de qualquer espécie. Autorizam, inclusive, o uso de imagem e informações para transmissão e/ou retransmissão pela televisão, ou por qualquer outro meio factível, sem que disso seja devido aos artistas qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza.

6.4 A exposição tem caráter exclusivamente cultural, mas haverá espaço para divulgação do contato dos artistas para fins de negociação das obras.

6.5 A Comissão Organizadora, se necessário, poderá em razão de fatos imprevisíveis ou por questões institucionais relevantes, suspender ou cancelar a realização do IISAV, sem que tal fato implique na alegação de prejuízo aos interessados, ou a terceiros;
6.6 Eventuais esclarecimentos poderão ser obtidos com a comissão do IISAV e os casos omissos serão resolvidos pela comissão;

6.7 O ato de inscrição implica na plena aceitação das regras deste edital;

6.8 Todos os contemplados na exposição receberão um certificado de participação no IISAV-IFES.

Cachoeiro de Itapemirim, 18 de maio de 2022
Comissão Organizadora
Núcleo de Arte e Cultura do Campus Cachoeiro de Itapemirim

Data/Período