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Professores do campus Cachoeiro tem seus artigos publicados em revistas e livro de circulação internacional

Publicado: Terça, 19 de Abril de 2022, 17h11 | Última atualização em Terça, 19 de Abril de 2022, 17h15

Os temas das publicações são fruto de pesquisa sobre aulas remotas e na área de educação matemática.


Professores do campus Cachoeiro de Itapemirim tem seus trabalhos publicados recentemente em revistas especializadas. Os docentes Marcio Colodete Sobroza e Roberto Carlos Farias de Oliveira, da coordenadoria do curso Técnico em Eletromecânica, tiveram sua pesquisa sobre as aulas remotas e seus efeitos publicada pela Rede Iberoamericana de docentes.
Os professores Jorge Henrique Gualandi e Pollyana dos Santos, da coordenadoria do curso de Licenciatura em Matemática, publicaram seu artigo na revista Ridema, especializada em Educação Matemática. Além desse o prof. Jorge também teve outro artigo recentemente publicado pela revista Valore, esse sobre desenvolvimento do pensamento algébrico.

Confira abaixo um pouco mais sobre as publicações e o link de cada uma para o download gratuito do trabalho.

Título: Atividade pedagógicas não presenciais: percepção dos docentes do IFES-Cachoeiro de Itapemirim em tempos de pandemia.
Autores: Jaqueline Bragio, Marcio Colodete Sobroza, Roberto Carlos Farias de Oliveira, Sandra Marcia Mateus Ferreira.
Publicado pela Rede Iberoamericana de docentes
O texto foi publicado em http://formacionib.org/noticias/?Reflexiones-docentes-frente-a-la-educacion-en-pandemia-y-postpandemia
Link para download do livro: http://formacionib.org/reflexiones.pdf 

Sobre: O prof. Roberto Carlos de Farias nos conta que “a pesquisa foi fruto das inquietações que tivemos, eu e prof. Márcio, no momento em que nos encontrávamos com aulas remotas, atividades por APNP e tantas novidades acadêmicas. Resolvemos então pesquisar o quanto isso impactava os professores do campus em suas práticas pedagógicas. Nossas ideias tornaram-se perguntas que, respondias pelos professores do campus, foram analisadas por mim, pelo Márcio e convidamos também dois pesquisadores fora do campus para enriquecer/contribuir com as análises - Sandra Mateus e Jaqueline Bragio.
Com o texto produzido submetemos à Rede Iberoamericana de docentes da qual faço parte e que estava com edital aberto exatamente com o tema de nossa pesquisa.

 

Título: Análise dos artigos das revistas Bolema e Educação Matemática Pesquisa referentes a temática Educação Infantil no período de 2016 a 2021
Autores: Jorge Henrique Gualandi e Pollyana dos Santos.
Revista RIDEMA - Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática.
Link: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema
https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35202

Sobre: O ensino de matemática na Educação Infantil, vem se destacando como temática de investigações, no que tange aos saberes produzidos nos espaços escolares. Esta pesquisa, originou-se a partir do questionamento: o que se tem pesquisado acerca do ensino de matemática na Educação Infantil? Para responder a essa questão, buscou-se, neste estudo, mapear as produções que versavam sobre a Matemática na Educação Infantil a fim de identificar as temáticas, os objetivos, as propostas metodológicas e as principais teorias que fundamentam as pesquisas desenvolvidas no âmbito da Educação Infantil, publicados nos periódicos Bolema - Boletim de Educação Matemática e Educação Matemática Pesquisa -EMP, entre os anos de 2016 e 2022.

 

Título: Proposta de uma sequência didática com o uso do "plano cartesiano manipulável"
Autores: Jobson Santos Lima; Darling Domingos Arquieres e Jorge Henrique Gualandi
Revista: Valore
Link: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1056/831 

Sobre: “Apresentamos uma proposta organizada em uma sequência didática com uso do material didático manipulável (MDM) “Plano Cartesiano Manipulável” no intuito de proporcionar o desenvolvimento do pensamento algébrico dos discentes. A pesquisa foi desenvolvida mediante a um levantamento teórico acerca dos materiais didáticos manipuláveis e as metodologias ativas, a fim de elaborar uma sequência didática para focar no desenvolvimento do pensamento algébrico do aluno.” Prof. Jorge Henrique Gualandi.

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