Página inicial > Notícias > Campus Cachoeiro divulga edital de seleção de bolsistas para Programa de Iniciação Científica Júnior e Programa de Iniciação Científica e Tecnológica

Publicado: Quarta, 16 de Março de 2022, 11h42 | Última atualização em Quarta, 06 de Abril de 2022, 09h50

As inscrições podem ser feitas até as 15h de 18 de março.

O serviço de Psicologia do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim abre inscrições para bolsistas no Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr) e no Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT).

O projeto pesquisa “Estresse, depressão, ansiedade, medo de pegar Covid-19 e estratégias para manter a saúde mental: um estudo com alunos e servidores do Ifes – campus Cachoeiro de Itapemirim.” tem como objetivo geral analisar os impactos psicossociais negativos da pandemia de Covid-19 em alunos e profissionais da educação do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim e identificar as estratégias de enfrentamento utilizadas por eles para manter a saúde mental. A pesquisa é coordenada pelo psicólogo do campus, Dr. Thiago Sandrini Mansur, em parceria com o professor de Matemática, Eliseu Semprini Filho.

Requisitos do candidato à bolsa de Iniciação Científica Júnior (ICJr) – 5 vagas:
- Ter disponibilidade de no mínimo 8 (oito) e no máximo 15 (quinze) horas semanais para participação no projeto.
- Estar regularmente matriculado a partir do segundo ano em um dos cursos do Ensino Médio Integrado ao Técnico do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim; dentre outros.
A seleção será feita por entrevistas a serem realizadas nos dias 21 e 22/03/2022 na sala do serviço de Psicologia, na CGAC (Bloco administrativo, térreo), em dias e horários previamente agendados, conforme o Cronograma (item 5 do Edital).
Bolsa – O valor mensal da bolsa é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) e é financiada pela Fundação de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação do Espírito Santo (FAPES). As bolsas terão vigência de até 10 meses (de março a dezembro de 2022).

Requisitos do candidato à bolsa Iniciação Científica e Tecnológica (ICT) – 1 vaga:
- Ter disponibilidade de no mínimo 15 (quinze) e no máximo 25 (vinte e cinco) horas semanais para participação no projeto.
- Estar regularmente matriculado a partir do quinto período do curso de graduação em Psicologia de qualquer Instituição de Ensino Superior no município de Cachoeiro de Itapemirim; dentre outros.
A seleção será feita por prova de redação a ser realizada no dia 22/03/2022, as 14 horas, no Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim e versará sobre o tema “A importância da saúde mental de estudantes e profissionais da educação em tempos de pandemia”.
Bolsa – O valor mensal da bolsa é de R$ 600,00 (seiscentos reais) e é financiada pela Fundação de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação do Espírito Santo (FAPES). As bolsas terão vigência de até 10 meses (de março a dezembro de 2022).

Atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas ICT e ICJr:
Integração com o grupo de pesquisadores (coordenador, tutor, bolsistas ICJr e bolsista ICT) e apresentação do tema da pesquisa; levantamento bibliográfico; treinamento para aplicação dos instrumentos de coleta de dados quantitativos; treinamento para uso de software estatístico; elaboração do relatório da análise qualitativa dos dados (grupos focais); dentre outras atividades relacionadas.

Inscrições
O candidato interessado em ocupar as vagas disponíveis nos editais deverá preencher o formulário indicado no edital de interesse até as 15 horas do dia 18 de março de 2022.

Acesse o edital para informações completas, inscrições, quadro de vagas, cronograma, recebimento da bolsa e os requisitos que serão analisados para a seleção dos candidatos.
Edital de Seleção de Bolsistas PICJr
Edital de Seleção de Bolsistas ICT
Resultado preliminar PICJR
Resultado preliminar ICT
Resposta aos Recursos
Resultado final PICJR
Resultado final ICT

As dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail tsmansur@ifes.edu.br.