Página inicial > Notícias > Estudantes do Campus tem projeto aprovado no programa POWER4GIRLS

Estudantes do Campus tem projeto aprovado no programa POWER4GIRLS

Publicado: Terça, 15 de Fevereiro de 2022, 07h41 | Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 12h18

O projeto é de autoria de três alunas do curso técnico em mineração.

Estudantes do Campus Cachoeiro de Itapemirim do Ifes tem projeto aprovado no programa POWER4GIRLS, promovido pela Embaixada dos EUA no Brasil e pelo Instituto Gloria. O resultado foi divulgado no dia 09 de fevereiro na página do programa.

Em dezembro de 2021 a Embaixada dos EUA no Brasil divulgou o programa que busca apoiar jovens empreendedoras com inovação e sustentabilidade. O campus Cachoeiro, por meio da Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, organizou professores para dar suporte e motivar as estudantes a escreverem projetos e participar do programa.

O projeto aprovado é das estudantes: Dullye Noleto Lima Teixeira, Julia Mattos da Costa e Kamila Almeida Gonçalves, que têm 16 anos e estão no curso Técnico em Mineração. O projeto tem por objetivo fazer a reutilização do descarte inadequado da LBRO (lama do beneficiamento de rochas ornamentais) na produção de asfalto.

As alunas contam que “Tudo começou quando o campus compartilhou a oportunidade de fazer parte do programa POWER4GIRLS em suas plataformas digitais falando sobre o projeto e a disponibilidade de ter professores orientadores ajudando a tirar a ideia do papel.

Quem trouxe essa proposta para nós foi a Dullye, que ficou bem animada e queria participar desse projeto pois já tinha essa ideia em mente a uns 3 anos, e viu uma ótima oportunidade para aplicá-la. Ela nos chamou (Julia e Kamila) perguntando se nós queríamos participar desse projeto com ela e nós aceitamos. A princípio, o processo de fazer o projeto foi bem complicado, uma vez que teríamos que criar uma ideia do zero, já que descobrimos, por meio do prof. Gleicon Maior (prof. dos cursos de Eng. de Minas e Técnico em Mineração) que a nossa primeira ideia já existia nas empresas (que consistia em transformar a LBRO - lama do beneficiamento de rochas ornamentais) em água.

Então, a partir desta notícia, tivemos que começar tudo de novo! Quando pensávamos em algo não dava pra fazer, porque tinha vários motivos pra dar errado, e mesmo assim não desistimos até que consultando os nossos pais (que nos ajudaram com o conhecimento deles sobre o assunto), perguntando aos professores (Leandro Marochio, Gleicon Maior e Lyndenberg) o que eles achavam e pesquisando sobre o material que utilizaríamos, enfim chegamos a conclusão que faríamos um asfalto de LBRO. Ou seja, não foi fácil até chegar a essa ideia mas com persistência chegamos.

No dia que recebermos a notícia de que tínhamos sido aprovadas no programa, foi maravilhoso! Foi uma mistura de sentimentos, que não temos nem como explicar! Nossos pais (Elizane, Luiz, Angelica, Ronaldo, Aurivane) ficaram muito orgulhosos de nós e muito felizes pelo resultado, pois eles apoiaram muito a gente. A felicidade é tão grande em saber que passamos num programa no qual concorríamos com todos os institutos federais do Brasil, que não temos como mensurar.

Nossa expectativa para as novas etapas é se empenhar bastante nesses processos para que possamos alcançar nossos objetivos, e que essa nossa ideia possa realmente ser realizada para ajudar o meio ambiente.”

O orientador do projeto, Gleicon Maior, afirma que o programa é de extremo valor para o instituto pois poderá auxiliar no crescimento e divulgação dos trabalhos realizados além de auxiliar no setor de rochas ornamentais para dar uma destinação sustentável para os resíduos provenientes do beneficiamento de rochas.

Power4girls é um programa da Embaixada dos EUA no Brasil e do Instituto Gloria que tem por objetivo impactar positivamente jovens que buscam uma oportunidade empreendedora. O foco do programa é o empoderamento de meninas por meio de estratégias voltadas para o empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança – importantes competências para um mundo cada vez mais globalizado e desafiador. Saiba mais pelo site https://power4girls.com.br/