Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Usina Fotovoltaica do campus Cachoeiro entra em pleno funcionamento
Início do conteúdo da página

Usina Fotovoltaica do campus Cachoeiro entra em pleno funcionamento

Publicado: Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 06h57 | Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 12h19

Com sua construção, a economia de energia anual do campus será de 30%.

Entrou em funcionamento, na última sexta-feira (4), a usina fotovoltaica do Campus Cachoeiro de Itapemirim do Ifes. A EDP - ES esteve no local da usina para a última vistoria e concedeu, nesse dia, a autorização para seu pleno funcionamento.

A usina possui uma capacidade de 78 kilowatt-pico e geração mensal de 9,75 MWh, com esses valores e considerando o consumo regular de toda a energia do campus Cachoeiro, estima-se uma economia de 30% do consumo anual do campus.

Um dos objetivos da implementação e construção de uma usina fotovoltaica em nossa escola é proporcionar aos estudantes a oportunidade de ter um laboratório a céu aberto, onde poderão acompanhar seu funcionamento, os procedimentos de manutenção por especialistas, e partir dela construir telhados didáticos (em etapa de planejamento) nos quais os estudantes poderão colocar a ‘mão na massa’. Além de, claro, ser uma fonte de energia limpa e renovável e gerar uma grande economia monetária para o campus.

A usina funciona também como cobertura de uma parte do estacionamento da escola com capacidade para abrigar 26 veículos.

Detalhes sobre a nossa Usina Fotovoltaica.
Foi escolhida, dentro da área de tecnologias fotovoltaicas, a solução conhecida como MLPE (Module-Level Power Electronics) para a otimização da geração de energia elétrica.
A usina possui uma capacidade de 78 kilowatt-pico com 195 módulos instalados.
Geração mensal de 9,75 MWh e estimativa de economia de 30% do consumo anual do campus.
Início da execução: 23/08/2021
Número de vagas para carros: 26
A equipe técnica responsável pelo projeto, acompanhamento e comissionamento do projeto foram os servidores do campus: André Sabra (Eng. Civil), e os Eng. Eletricistas Júlio César Madureira Silva, Saulo da Silva Berilli e Rafael Michalsky.
O recurso para a construção do estacionamento veio de emenda parlamentar do deputado federal Evair de Melo e teve o custo de R$ 557.440,00.

imagem usina fotovoltaica 01

imagem usina fotovoltaica 02

imagem usina fotovoltaica 03

registrado em:
Fim do conteúdo da página