Página inicial > Notícias > Processo seletivo do Ifes oferece 1.068 vagas em cursos técnicos

Processo seletivo do Ifes oferece 1.068 vagas em cursos técnicos

Publicado: Quarta, 14 de Julho de 2021, 07h32 | Última atualização em Quarta, 14 de Julho de 2021, 07h32

Inscrições começam na sexta-feira (16) e a seleção será por sorteio eletrônico.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) divulga edital do processo seletivo para cursos técnicos integrados, concomitantes, subsequentes e na modalidade de educação de jovens e adultos (Proeja). Ao todo, são ofertadas 1.068 vagas em cursos presenciais nos campi Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.

As inscrições começam na sexta-feira (16) e vão até o dia 2 de agosto, pelo site do Ifes. Não há cobrança de taxa de inscrição. Acesse o edital.

A seleção será em etapa única, por meio de sorteio eletrônico para determinar a ordem de classificação dos candidatos. O sorteio será realizado no dia 6 de agosto por meio de um software que ordena aleatoriamente os números usando algoritmos e cálculos matemáticos. O momento será gravado, e a gravação será disponibilizada on-line posteriormente.

A classificação dos estudantes seguirá a ordem do sorteio, e todos os que estiverem listados dentro do limite de vagas serão convocados para a matrícula. Os demais ficarão já ordenados na lista de suplentes e poderão ser chamados caso haja vagas remanescentes.

Ações afirmativas (cotas)
Para todos os cursos, 50% das vagas são reservadas às ações afirmativas, que contemplam quem tenha cursado todo o ensino fundamental em escola pública. As ações são divididas em duas partes, seguindo critérios de renda: metade das vagas para quem tem renda familiar per capita igual ou menor a R$ 1.650 e metade das vagas sem necessidade de comprovação de renda. Dentro cada uma dessas metades, há a reserva para quem se autodeclara preto, pardo, indígena, ou de outras etnias, e ainda pessoa com deficiência.

O candidato fará a opção pela ação afirmativa a que pode concorrer ou pelas vagas de ampla concorrência no momento da inscrição. A classificação dos candidatos será feita entre os inscritos para cada curso e tipo de ação afirmativa ou ampla concorrência.

Cursos
Curso técnico integrado é aquele oferecido a quem já tenha concluído o ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) e tenha menos de 18 anos. Nele, o estudante faz o ensino médio e o técnico no Ifes, em curso único. Os cursos concomitantes são aqueles em que o estudante já está cursando o ensino médio em outra escola e faz apenas o ensino técnico no Ifes (o requisito da série em que deve estar consta no edital). Os subsequentes são os ofertados a quem já concluiu o ensino médio. Já o Proeja é voltado a quem tem 18 anos ou mais, possui o ensino fundamental mas não concluiu o ensino médio (o estudante fará o técnico e concluirá o ensino médio no Ifes).
Confira os cursos ofertados neste edital para o Campus Cachoeiro de Itapemirim:

Concomitantes/Subsequente
Eletromecânica (Noturno): 36 vagas
Mineração (Noturno): 36 vagas
Informática (Noturno): 36 vagas

Confira os cursos ofertados neste edital para os outros campi do Ifes:
Integrado
Campus Serra