Página inicial > Notícias > Professor do campus Cachoeiro lança livro sobre o ensino da matemática

Professor do campus Cachoeiro lança livro sobre o ensino da matemática

Publicado: Segunda, 05 de Julho de 2021, 07h16 | Última atualização em Segunda, 19 de Julho de 2021, 14h42

O autor da publicação, Jorge Gualandi é doutor em Educação Matemática pela PUC-SP

O livro Ensino de Matemática: desafios e possibilidades, da editora Bagai, foi organizado por Jorge Henrique Gualandi, professor do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cachoeiro do Itapemirim, e professor credenciado curso de Pós- Graduação (mestrado) em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores da Universidade Federal do Espírito Santo (campus de Alegre).

O professor explica que a motivação para a organização desta obra, se deu pela necessidade de divulgar o que pesquisadores do país estão investigando acerca do desenvolvimento do pensamento algébrico nos diversos níveis de ensino, bem como em cursos de formação continuada para professores que ensinam matemática. Sobre o livro, Gualando destaca que “A obra é composta por 14 capítulos, dos quais tivemos contribuições de pesquisadores das cinco regiões do país. A relevância dessa obra para a comunidade acadêmica está associada à divulgação de pesquisas referentes ao desenvolvimento do pensamento algébrico.”

Gualandi é doutor em Educação Matemática pela PUC-SP e foi orientando das professoras Barbara Lutaif Bianchini e Silvia Dias Alcântara Machado, tendo desenvolvido o estágio doutoral em Portugal, sob orientação do professor João Pedro da Ponte, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

O interesse pela temática acerca do desenvolvimento do pensamento algébrico suscitou nas discussões estabelecidas nos diversos cursos realizados no doutoramento, bem como a partir dos estudos e reflexões desencadeadas no GPEA – Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica da PUC-SP, ao qual continuo como pesquisador, após o doutoramento. Além do GPEA, sou pesquisador do GEPE-ES - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Espírito Santo e líder do GPEMES - Grupo de Pesquisa em Ensino de Matemática do Espírito Santo. No Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim coordeno o LEM – Laboratório de Ensino de Matemática, espaço este que atende aos alunos da instituição em suas diversas atividades, bem como aos professores da educação básica por meio de cursos de formação continuada.

A versão digital do livro pode ser acessada livremente no link: ENSINO DE MATEMÁTICA: Desafios e Possibilidades – Editora Bagai
Editora BAGAI - Ensino de Matemática.pdf - Google Drive

prof jorge gualandi