Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Resultados da Avaliação das APNP’s
Início do conteúdo da página

Resultados da Avaliação das APNP’s

Publicado: Segunda, 06 de Julho de 2020, 18h06 | Última atualização em Segunda, 06 de Julho de 2020, 18h06

Diretoria de Ensino divulga ações para fortalecimento das APNP’s.

O Campus Cachoeiro de Itapemirim do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) realizou, em junho, a avaliação das Atividades Pedagógicas Não Presenciais - APNP's, com servidores e alunos, por meio de formulário online. A pesquisa teve o objetivo de avaliar, conforme previsto no § 2º do Art. 6º da Resolução CS 01/2020 e a Portaria Nº 123, de 11 de Maio de 2020, a implantação das APNP's no Campus Cachoeiro, levantando suas potencialidades e suas fragilidades.

Com o levantamento de dados obtidos por meio das respostas da avaliação a Diretoria de Ensino está tomando medidas para o fortalecimento das potencialidades apontadas e para mitigar as fragilidades.

Dentre as fragilidades foram identificadas a falta de Equipamento e acesso à internet.
Ação do campus: empréstimos de computadores para alunos e servidores e pagamento de auxilio internet para os alunos.
- Para melhor entendimento e utilização da ferramenta Moodle foi disponibilizado o Curso básico de Moodle. https://mooc.cefor.ifes.edu.br/
- Para colaborar com os estudos de forma geral foi feita a implantação de monitoria nos três turnos com 16 monitores.
- Foi realizado também o “Bate-papo sobre bem-estar dos servidores no contexto da pandemia e das APNPs”, via web conferencia, com a psicóloga Carla Igreja Campos Rosseto (CASS – Reitoria) e o psicólogo Thiago Sandrini Mansur (CGAC - campus Cachoeiro de Itapemirim).
- Para sanar outras fragilidades apontadas a Diretoria de Ensino fez reuniões com os representantes de turma; com os servidores; com grupo de pais dos alunos do integrado; com os Coordenadores e Pedagogos para o replanejamento necessário; com a equipe de apoio das APNP’s;

Mais ações foram planejadas para as próximas semanas:
- Realização de palestras para os alunos focada na Rotina de Estudos, na motivação, na saúde mental nesse momento de Pandemia.
- Oportunizar um momento para trocas de experiências de cada professor na execução das APNP’s.
- Realizar a adequação do quantitativo de conteúdo a Carga Horária;
- Adequação do Planejamentos dos PEI (Napne/Coordenadoria/Pedagogia);
- Realização de Palestras focada na Rotina de Estudos nesse momento de Pandemia;

As principais potencialidades apontadas foram: a plataforma moodle; formação em nova área de conhecimento; possibilidade de criatividade e inovação; autonomia acadêmica; o trabalho colaborativo e inclusão digital.

Envio de materiais de estudos impressos
O Campus Cachoeiro tem enviado, semanalmente, os materiais das atividades (APNP's) para os alunos, devido à situações especificas, não possuem acesso à internet. Essa ação será feita até o momento do retorno das aulas presenciais.
Os materiais impressos, que são desenvolvidos pelos professores, estão sendo confeccionados pelos servidores da Diretoria de Ensino e enviados para os estudantes que precisam por correio.

avaliacao apnp 1

avaliacao apnp 2

registrado em:
Fim do conteúdo da página