Página inicial > Notícias > Campus Cachoeiro realiza bancas de defesa de Trabalho de Conclusão Final de Curso da Pós-Graduação em Tecnologias de Produção de Rochas Ornamentais

Publicado: Quarta, 01 de Julho de 2020, 07h41 | Última atualização em Quarta, 01 de Julho de 2020, 07h41

As apresentações ocorreram via Webconferencia em maio.

Em outubro de 2018, iniciou-se a primeira turma de Pós-Graduação em Tecnologias de Produção de Rochas Ornamentais do Campus Cachoeiro, e em maio desse ano, as defesas de Trabalho de Conclusão Final de Curso foram apresentadas pelo concluintes por meio de webconferencias que receberam, em sua totalidade, as aprovações das bancas examinadoras.

Aluna: Tânia Cleiciane Barbosa Souza
Titulo “Estudo Comparativo Entre Propriedades Tecnológicas De Rochas Aglomeradas E Rochas Naturais”
Banca: Abiliane De Andrade Pazeto (Dsc, Cetem)
Leonardo Luiz Lyrio Da Silveira (Dsc, Cetem)
Phillipe Fernandes De Almeida (Dsc, Cetem)

Aluna: Ana Carolina Paganotti
Titulo: “ Influência Das Feições Petrográficas No Processo De Desdobramento De Blocos De Rochas Ornamentais”.
Banca: Ana Paula Meyer (Dsc, Ifes)
Evanizis Dias Frizzera Castilho (Msc, Ifes)
Daniel Vale (Msc, Ifes)
Thaís Gualandi Faria (Msc, Ifes)

Aluno: Cássio Rigo Altoé
Titulo: “Influência Do Volume De Água Utilizado No Processo De Polimento De Rochas Ornamentais Na Qualidade Do Brilho Final”
Banca: Leonardo Luiz Lyrio Da Silveira (Dsc, Cetem)
Antônio Luiz Pinheiro (Dsc, Ifes)
Gleicon Roberto De Sousa Maio (Msc, Ifes)

Aluno: Mário Sérgio De Brito Lacerda
Titulo: “Estudo Da Determinação Da Flexão Por Carregamento Três Pontos Em Rochas Ornamentais Resinadas E Teladas”
Banca: Evanizis Dias Frizzera Castilho (Msc, Ifes)
Ana Paula Meyer (Dsc, Ifes)
Daniel Vale (Msc, Ifes)
Lillian Gabriela B.G. Freitas (Msc, Ifes)

Aluno: Renato José Avilla Paldês
Titulo: “Economia Circular. Estudo Temporal Da Integridade Dos Resíduos De Rocha Ornamental Utilizado Em Projeto Arquitetônico E Construção De Edificação Unifamiliar”
Banca: Leonardo Luiz Lyrio Da Silveira (Dsc, Cetem)
Phillipe Fernandes De Almeida (Dsc, Cetem)
Gleicon Roberto De Sousa Maior (Msc, Ifes)

A primeira atividade desenvolvida com os alunos da Pós-Graduação ocorreu no dia 22 de outubro de 2018 no auditório do Ifes Cachoeiro de Itapemirim, com a “Aula Inaugural” e participação de autoridades Municipais e Estaduais. Nesta ocasião ocorreu a mesa redonda com o tema: “Panorama produtivo e econômico do setor de rochas ornamentais'' e o lançamento do livro: “Caracterização Tecnológica de Rochas Ornamentais: práticas laboratoriais”.

No decorrer do curso, os alunos do curso tiveram a oportunidade de participar de atividades extras que contribuiriam para sua formação como palestras, seminários, workshop, feiras e visitas técnicas.

O curso, que é a primeira pós-graduação gratuita do município, é fruto da parceria entre o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Cachoeiro de Itapemirim e o Núcleo Regional do Espirito Santo (NRES) do Centro de tecnologia Mineral (Cetem). A pós-graduação é ofertada na modalidade presencial e tem duração de 17 meses, com carga horária de 370 horas.

A Pós-graduação lato sensu em Tecnologias de Produção de Rochas Ornamentais tem como objetivo principal o desenvolvimento e a ampliação da capacitação neste setor, buscando dar subsídios aos profissionais nele formados de atuarem como um elo entre o setor produtivo e os setores tecnológicos e de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, aumentando assim a competitividade das empresas brasileiras de produção de rochas ornamentais.

defesa pos 01

defesa pos 02