Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Orientações sobre o funcionamento do Campus Cachoeiro de Itapemirim
Início do conteúdo da página

Orientações sobre o funcionamento do Campus Cachoeiro de Itapemirim

Publicado: Terça, 26 de Maio de 2020, 10h43 | Última atualização em Terça, 26 de Maio de 2020, 10h43

Orientações sobre o funcionamento do Campus Cachoeiro de Itapemirim até 30 de maio


As atividades letivas estão suspensas, as administrativas serão desenvolvidas preferencialmente de forma remota e o atendimento presencial ao público externo será suspenso.

A Equipe Diretiva e Coordenadores do Ifes – Campus Cachoeiro de Itapemirim, após a divulgação das diretrizes definidas pelo Comitê de Crise do Ifes, sobre o funcionamento da instituição durante o estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19), e considerando:

1. orientações da Instrução normativa nº 21, do Ministério da Economia, publicada no dia 16 de março de 2020;
2. o estado de pandemia, declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS);
3. o aumento dos casos no Brasil;
4. a constituição de Estado de Emergência em Saúde Pública no Espírito Santo;
5. outras legislações recentes sobre o assunto;
6. a impossibilidade fático-jurídica de suspensão total das atividades desenvolvidas no âmbito do Ifes e
7. portaria da Reitoria nº 669, de 17 de março de 2020.

Apresenta os seguintes encaminhamentos com objetivo de evitar eventuais prejuízos irreversíveis à comunidade acadêmica, considerando que as atividades administrativas serão desenvolvidas preferencialmente de forma remota e o atendimento presencial ao público externo será suspenso.

Medidas adotadas até 30 de maio

1. aulas* e atividades presenciais SUSPENSAS;
2. atendimento presencial ao público SUSPENSO;
3. atividades administrativas passam a ser realizadas de maneira REMOTA** e em alguns casos, seguindo a orientação de isolamento social;
4. atividades de pesquisa e extensão estão suspensas até o dia 30 de maio, os laboratórios permanecerão fechados. As bolsas estão mantidas;
5. a cantina estará fechada durante o período de suspensão de atividades;
6. funcionará apenas os serviços essenciais de limpeza, em forma de revezamento.

*Os docentes deverão manter as demais atividades contidas no Plano Individual de Trabalho (PIT), como as de pesquisa e extensão, inovação, planejamento e de orientação de estudantes (preferencialmente a distância). Além disso, os docentes poderão ser convocados para reuniões de câmaras, fóruns, colegiados, coordenadorias, comissões, entre outras, desde que via webconferência. Deverá ser feito o registro de PIT no ponto eletrônico.
**Os servidores em trabalho remoto realizarão o registro de ponto por meio de cadastro de ocorrência de atividade externa - IN SGDP 21-2020. Enquanto estiver em trabalho remoto, o servidor deverá estar à disposição da instituição durante o horário de funcionamento da unidade, observada sua jornada de trabalho. O servidor também poderá ser convocado para a realização de atividades presenciais, eventuais e limitadas no tempo, conforme necessidade de serviço.
**Para tal o Campus Cachoeiro de Itapemirim disponibilizou uma VPN (rede privada virtual) para uso dos servidores. Vide informações encaminhadas pelo Coordenador de Tecnologia da Informação (André Nunes Dezan) por e-mail, nesta data.

 

Panorama de funcionamento por Diretoria

Diretoria-geral
Gabinete da Diretoria-geral - atividades desenvolvidas de forma remota.
Comunicação Social - atividades desenvolvidas de forma remota.
Gestão de Pessoas - atividades desenvolvidas de forma remota.
Tecnologia da Informação - atividades desenvolvidas de forma remota.

Diretoria de Administração e Planejamento
Almoxarifado e Patrimônio - atividades desenvolvidas de forma remota, suspenso o recebimento e entrega de materiais.
Contratos - atividades desenvolvidas de forma remota.
Contabilidade - atividades desenvolvidas de forma remota.
Engenharia - atividades desenvolvidas de forma remota.
Licitação e Compras - atividades desenvolvidas de forma remota.
Financeiro - atividades desenvolvidas de forma remota.
Protocolo - atividades desenvolvidas de forma remota, envio de malotes suspenso.
Serviços Auxiliares e Transportes - atividades desenvolvidas de forma remota, cancelados todos os agendamento de veículos.
Obs.: As demandas por atendimento destes setores deverão ser encaminhadas via e-mail do plantão.


Diretoria de Ensino
Biblioteca - atendimento ao público suspenso. Todos os empréstimos realizados serão prorrogados para entrega (sem multa) em até 4 dias após o retorno das atividades presenciais. Os alunos desenvolvendo TCC também continuarão a ser atendidos pelo e-mail monografias.ci@ifes.edu.br.
Assistência Estudantil (Atendimento Multidisciplinar) - atividades desenvolvidas de forma remota. As informações referentes aos Editais nº 02/2020 (renovação dos auxílios) nº 03/2020 (novas concessões de auxílios) foram encaminhadas via sistema acadêmico, nesta data. A folha de pagamento dos meses de março e abril/2020, dos alunos já assistidos pelo programa, serão enviadas para solicitação de liberação de recursos financeiros, no decorrer desta semana.
Coordenadoria de Apoio ao Ensino - atividades desenvolvidas de forma remota, atendimento aos docentes e alunos por e-mail.
Coordenadorias de Curso - atividades desenvolvidas de forma remota, atendimento aos docentes e alunos por e-mail.
Coordenadoria-Geral de Ensino - atividades desenvolvidas de forma remota, atendimento aos docentes e alunos por e-mail.
Gestão Pedagógica - atividades desenvolvidas de forma remota, atendimento aos docentes e alunos por e-mail.
Registro Acadêmico - atividades desenvolvidas de forma remota, atendimento aos alunos e ex-alunos através do link : https://sae.ci.ifes.edu.br/cra/index.php e pelo e-mail do plantão.
OBS: Com relação ao Edital nº 05/2020 – Seleção de estagiários para os laboratórios de Mineração e Eletromecânica, as inscrições foram prorrogadas até 20.03.2020, devendo a ficha de inscrição e documentos solicitados no edital serem escaneados e enviados para o e-mail (tecnicosmineracao.ci@ifes.edu.br). As demais etapas previstas no cronograma do edital serão desenvolvidas após o retorno das atividades normais do campus.

Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão
Estágio - atividades desenvolvidas de forma remota.
Extensão - atividades de extensão estão suspensas até o dia 30 de maio. As bolsas estão mantidas.
Incubadora - atividades desenvolvidas de forma remota.
Laboratórios - atividades desenvolvidas de forma remota, atendimento aos estudantes e professores suspenso.
Pesquisa - Atividades de pesquisa em laboratórios estão suspensas até o dia 30 de maio. As bolsas estão mantidas.
Pós-graduação - atividades desenvolvidas de forma remota, exames de qualificação e defesas serão definidas pela coordenação do curso e informadas via e-mail.
Núcleos e Comissões deverão adequar as atividades para realizar os trabalhos de forma remota, preferencialmente.
OBS: As demandas por atendimento destes setores deverão ser encaminhadas via e-mail do plantão.

Prevenção

O Ifes reforça a necessidade de prevenir a contaminação pelo COVID-19. Além dos cuidados de higiene, é recomendado que servidores evitem sair e, quando for preciso, não fiquem em locais cheios e fechados. O Ifes esclarece que esta nota apresenta questões preventivas em virtude do avanço do vírus e que poderão ser revistas a qualquer tempo. Outras notas poderão ser emitidas de acordo com o cenário nacional e do estado do Espírito Santo (ES), de acordo com as recomendações deste Comitê, da Reitoria, dos Ministérios ou de outros órgãos oficiais de saúde. O Campus Cachoeiro de Itapemirim comunicará a comunidade exclusivamente pelos canais institucionais: site oficial e Facebook.

Casos omissos serão deliberados pela Diretoria do Campus.

Plantão: E-mail institucional para contato com todos os setores do campus (atendimento.cai@ifes.edu.br)
Telefones: (28) 3526-9043 e (28) 99934-6541. Saiba mais sobre o coronavírus em: ifes.edu.br/noticias/19194-coronavirus

registrado em:
Fim do conteúdo da página