Página inicial > Notícias > 21ª competição SAE Brasil AeroDesign

21ª competição SAE Brasil AeroDesign

Publicado: Terça, 07 de Janeiro de 2020, 11h58 | Última atualização em Terça, 07 de Janeiro de 2020, 11h58

Alunos da Engenharia Mecânica do Ifes Campus Cachoeiro marcaram presença na 21ª competição SAE Brasil AeroDesign ocorrida no DCTA (Departamento de ciência e tecnologia aeroespacial) em São José dos Campos, SP.

A semana compreendida entre os dias 23/10 e 27/10 foi marcada não só pela JACITEC, bem como pela integração entre os campus do Instituto Federal do Espírito Santo. Os alunos de engenharia mecânica do Ifes Campus Cachoeiro marcaram presença na 21ª competição SAE Brasil AeroDesign ocorrida no DCTA (Departamento de ciência e tecnologia aeroespacial) em São José dos Campos, SP, acompanhando a participação da equipe FAM Aerodesign do Ifes campus São Mateus na competição.

Acompanhadas pelo coordenador do projeto, o Prof. Dr. Leandro Marochio Fernandes, a equipe de aerodesign do Campus Cachoeiro, a "Stone Bird", está se preparando para participar da próxima competição, e dessa forma vivenciou em detalhes essa experiência única, marcada dentre outras coisas, pela fundamental transferência de know-how para o fortalecimento da atual equipe, como registrou o capitão da equipe cachoeirense Eduardo Reis Sampaio Filho: “Poder acompanhar uma equipe com alguma experiência no evento é uma peça fundamental no nosso planejamento e agrega muito a nossa equipe. Pudemos ver in-loco como são realizadas as avaliações de projeto, a correria da preparação e de eventuais reparos a serem feitos no aeromodelo, o processo de validação dos voos, e muito mais. Tenho a certeza que esta experiencia que tivemos será uma grande vantagem mediante as outras equipes na competição. Estamos chegando fortes para o ano que vem. Nossa meta é ousada”.

Aproveitando uma janela no evento, o Prof. Dr. Leandro oportunizou aos alunos do Ifes campus Cachoeiro o conhecimento de grandes centros de excelência em engenharia do nosso país. Foram visitados o Centro de Referências em Turbinas a Gás (onde são realizadas atividades de ensino e pesquisa junto a grandes empresas de desenvolvimento tecnológico), o Laboratório de Engenharia Aeronáutica - Feng (onde estão reunidas as instalações experimentais das áreas de aerodinâmica, propulsão e sistemas aeronáuticos) e o Laboratório de Propulsão Líquida do Instituto de Aeronáutica e Espaço onde são elaboradas as especificações de facilidades e métodos de ensaios, bem como o gerenciamento e execução de ensaios de motores-foguete de propulsão liquida e de seus componentes do VLS.

No Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no Instituto de Aeronáutica e Espaço e no ITA os alunos da Stone bird, foram recebidos por pesquisadores destes centros que compartilharam partes de suas pesquisas e os laboratórios onde são produzidos seus experimentos. “Foi um momento ímpar estar podendo observar a vanguarda tecnológica nacional sendo desenvolvida. Pudemos entrar onde são testados os propulsores de foguetes e misseis desenvolvidos no Brasil, bem como estar tocando em alguns de seus componentes. Estamos voltando ao campus muito motivados.” afirma Gabriel da Fraga Silva, aluno da Engenharia Mecânica e membro da equipe de aerodesign.

A participação dos alunos do IFES campus Cachoeiro na 21ª competição SAE Brasil AeroDesign, bem como as visitas técnicas realizadas, além de se mostrarem um sucesso, permitirá uma excelente oportunidade alunos do campus, que futuramente serão beneficiados pelas parcerias firmadas e dos projetos que poderão ser desenvolvidos a partir do estreitamento da relações entre as instituições.

sae brasil 01

sae brasil 02