Página inicial > Notícias > Campus Cachoeiro participa da Cachoeiro Stone Fair 2019

Campus Cachoeiro participa da Cachoeiro Stone Fair 2019

Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 18h00 | Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2019, 12h46

O evento deste ano contou com a presença mais de 17 mil visitantes.

A Cachoeiro Stone Fair 2019 foi realizada entre os dias 27 e 30 de agosto, contou com 180 expositores e mais de 17 mil visitantes. O Ifes Campus Cachoeiro de Itapemirim, mais uma vez, esteve presente, como expositor, durante o evento junto ao Cetem – ES (Centro de Tecnologia Mineral).

“História Geológica Estampada nas Rochas Ornamentais” ministrada pelo geólogo e consultor da ABIROCHAS, Cid Chiodi Filho, que aconteceu no dia 29. Os alunos do Campus Cachoeiro dos cursos de Pós Graduação em Tecnologias de Produção de Rochas Ornamentais, Engenharia de Minas e do curso Técnico em Mineração do campus também estavam presentes durante a apresentação. A palestra foi organizada pela Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Tecnologias de Produção de Rochas Ornamentais, professora Evanizis Dias. “A palestra dentro de um dos eventos internacionais mais importantes para o setor de rochas ornamentais contribuiu bastante para a formação dos estudantes e participantes, pois houve um enfoque na formação geológica das rochas ornamentais de forma prática, simples e dinâmica”, destaca.

A professora e geóloga, Lillian Gabriela Freitas, que atua nos cursos da área de mineração do Ifes, destacou “A palestra foi excelente! Acredito que o comércio de rochas ornamentais seria mais interessante se conhecêssemos as diversas histórias que este mundo geológico nos trás, através do registro nas rochas”.

Alunos do curso de Técnico em Eletromecânica do campus Cachoeiro também tiveram a oportunidade de participar da feira junto ao professor Júlio Madureira que relatou: a visita foi uma ótima oportunidade para que os alunos pudessem ver diversas máquinas utilizadas exploração e beneficiamento de rochas no estado. O tamanho das máquinas e os diversos equipamentos utilizados nas suas construções, especialmente o quadro de acionamento dos inúmeros motores elétricos, serviram para estabelecer uma ponte entre o que é estudado no campus e a prática que existe no mercado.

Os estudantes também puderam ouvir um relato de um ex-aluno do Senai que trabalha numa empresa de segurança e que foi responsável pela montagem de todo vídeo monitoramento da feira. (Ver foto) No estande da empresa, puderam ver o uso de uma fechadura eletrônica com senha. Ressalto que este é um projeto que vem sendo discutido com os alunos da disciplina de Automação a fim de estimulá-los a procurar soluções e investir em desenvolvimento de produtos inovadores, uma característica muito desejável aos bons técnicos no mercado atual.

O evento contou ainda com a participação das empresas incubadas no Núcleo Incubador do Campus Cachoeiro, Olá Wolff e Stones Price. As startups marcaram presença na feira expondo seus negócios em estandes próprios. “Ficamos muito orgulhosos por elas terem alcançado o elevado patamar de expositores com estandes próprios na maior e mais tradicional feira de negócios do sul do estado”, ressalta o Coordenador de Extensão professor Saulo Berilli.

“A feira, que em 2019 completa 30 anos de história, é realizada na cidade de Cachoeiro de Itapemirim (ES), conhecida como a capital brasileira do mármore e detentora do maior polo de beneficiamento de rochas ornamentais das Américas. Reunindo em um único espaço empresas nacionais e internacionais, a feira oferece um amplo espaço para a realização de grandes negócios dentro de toda a cadeia produtiva do setor.
Marmoristas, distribuidores, importadores e profissionais ligados à construção civil visitam o evento em busca de novidades. Um doa objetivos do evento é estreitar relacionamentos e possibilitar aos participantes ver de perto a maior concentração de máquinas e insumos da América Latina.

A edição comemorativa de 30 anos da idealização da primeira feira de rochas ornamentais da América Latina, a Cachoeiro Stone Fair 2019 terminou com números bastante expressivos: foram mais de 17 mil visitantes, que vieram de todos os estados brasileiros, do Distrito Federal e de mais 16 países.”

Fonte: https://www.cachoeirostonefair.com.br

stone fair 2019 1