Página inicial > Notícias > Visita Técnica - Quadrilátero Ferrífero/MG

Visita Técnica - Quadrilátero Ferrífero/MG

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 14h44 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 14h44

Data: 05/06/2019
Local: Região do Quadrilátero Ferrífero/MG
Organizadores: Gleicon Maior e Thaís Gualandi

No período de 05 a 08 de junho, os alunos da Engenharia de Minas e do curso Técnico em Mineração realizaram aulas de campo/visitas técnicas em Minas Gerais, na região do Quadrilátero Ferrífero, sob orientação dos Professores Gleicon Maior e Thaís Gualandi. Os principais locais visitados foram a Mina Passagem (em Mariana/MG), o museu de Mineralogia e Laboratórios da UFOP (em Ouro Preto), a mina subterrânea de ouro da Jaguar Mining (em Santa Bárbara/MG), e finalmente a mina subterrânea da Lamil, única mina subterrânea de agalmatolito do mundo (em Pará de Minas /MG).

Nesta oportunidade foi possível que os alunos pudessem ver, na prática, assuntos relacionados a diversas disciplinas como lavra de minas subterrâneas, condicionamento de mina, mineração e meio ambiente, desmonte de rochas, avaliação de depósitos, projeto de mineração e planejamento de lavra, geologia geral, geologia estrutural, pesquisa mineral, beneficiamento de minérios, dentre outras.

"Essa visita foi muito importante para minha formação enquanto estudante, foi meu primeiro contato com mineração subterrânea e foi uma experiência incrível" relatou o aluno Gustavo Egramphonte. Maria Angélica Krammer Sant'anna disse "Agradeço ao Campus Cachoeiro e a todos os envolvidos pela visita técnica a minerações subterrâneas em Minas Gerais. A visita foi uma experiência incrível de muito aprendizado, pois pudemos ver a prática de diversos assuntos abordados em diferentes disciplinas. E isto tem grande importância na nossa formação". O terceiro relato reforça a importância da atividade para os alunos: "Foi uma experiência enriquecedora em todos os aspectos, pois, não é sempre que se tem a oportunidade de visitar minas subterrâneas devido ao cuidado com a segurança. Vimos na prática o que aprendemos em sala de aula e tivemos a real noção do que é mina subterrânea. Desejo que as turmas futuras pudessem ter essa oportunidade que nos foi dada", completou Andreia Hilário.

Os professores organizadores da aula de campo agradecem “ao Ifes pela oportunidade e as equipes das empresas"Lamil" e "Jaguar Mining" pela disponibilidade em nos receber, e por toda atenção dispendida.”

quadrilatero ferrifero 2019 1

quadrilatero ferrifero 2019 2