Alunos do Campus Cachoeiro participam de gincana de história
O evento, intitulado “Jogos de Guerra”, é voltado para os 3 os do ensino médio integrado.
Os “Jogos de Guerra” foram criados em 2010 pelo professor José Pontes Schayder, que ministra as aulas de história para os estudantes do 1° ao 3° anos do campus. As regras dos Jogos, por sua vez, foram – ano após ano – sendo aperfeiçoadas pelas sucessivas “gerações” de estudantes.
Para a dinâmica didática, os estudantes são divididos em seis “exércitos” (equipes) com cores diferentes. No “campo de batalha”, por sorteio, as equipes se enfrentam alternativamente “disparando” perguntas contra os “exércitos rivais”; as perguntas foram previamente preparadas pelas próprias equipes. Assim, de “disparo” em “disparo”, de “batalha” em “batalha” – ou seja, de rodadas incessantes de “ataques” (perguntas) e “contra-ataques” (respostas) –, a “guerra” vai avançando pelas cinco fases da Segunda Guerra. Nesse processo, os participantes podem ficar “feridos“, tornarem-se “prisioneiros de guerra” ou virarem “heróis de guerra” ou “morrerem”.
Além das “equipes beligerantes”, há o “ Alto Comando de Guerra” que avalia a exatidão dos dados históricos das perguntas e das respostas, concedendo ou retirando os pontos para os “exércitos”. Neste ano, o “Alto Comando da Guerra” foi composto pelos professores Schayder e Hebert Rocha – que também é professor de História e foi especialmente convidado para os Jogos, além de alguns estudantes do 4º ano: Gabriel Sequine, Lorenzo Scaramussa e Letícia Martins.
Outros estudantes contribuíram como voluntários para o bom andamento dos “Jogos de Guerra”; são eles: Rael Carvalho (4º ano), Danilo Castelo e Renan Sessa, ambos do 2º ano.
Para muito além da fixação de conteúdos sobre a Segunda Guerra Mundial, os objetivos da atividade são: desenvolver nos estudantes a capacidade de se tornarem autodidatas, além de aperfeiçoar habilidades de oratória, negociação, trabalho em equipe e raciocínio rápido.
De acordo com a estudante do curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio, Alana, participar dessa atividade é Alana, participar dessa atividade é “muito diferente da maneira convencional utilizada em salas de aula, a metodologia aplicada pelo professor Schayder instiga o autodidatismo do aluno, que estuda por fontes disponibilizadas pelo professor e extrai delas o máximo de conhecimento, a fim de ser capaz de criar e responder perguntas, além de desbravar o conteúdo da Segunda guerra Mundial. Essa maneira de ensinar História foge dos padrões, o que é ótimo para nós alunos, porque cria uma situação ilustrativa que nos faz ter mais vontade e animação para estudar e aprender o que foi proposto. Com certeza essa atividade será uma recordação para marcar a trajetória de todos os alunos aqui do Ifes.”
Nesta edição dos Jogos de Guerra, o “Exército Vermelho” foi o vencedor da turma de Eletromecânica; na Informática, venceu o “Exército Amarelo”. Em breve, segundo o prof. Schayder, haverá a “Grande Batalha Final”, quando os dois exércitos serão confrontados. Fortes emoções vêm por aí – e muito aprendizado também, comenta o professor.
Exército Verde da turma de Eletromecânica e os Oficiais Comandantes (à esquerda o professor J. P. Schayder e à direita o professor de história convidado, Hebert Rocha).
Integrantes do Exército Preto, Vermelho e Branco da turma de Eletromecânica com um dos Oficiais Comandantes.
Todos os Exércitos da turma de Eletromecânica e Oficiais Comandantes reunidos no auditório após o término da atividade
Exército Vermelho, ganhador dos Jogos de Guerra na turma de Eletromecânica, e Oficiais Comandantes
Alguns integrantes dos Exércitos da turma de Eletromecânica reunidos com um dos Oficiais Comandantes no pátio do campus
Exercito Branco, da turma de Informática, fazendo uma denuncia de guerra para o Alto Comando
À frente, o Alto Comando de Guerra, e ao fundo, o Memorial dos Combatentes.
Soldado do Exercito Preto disparando pergunta ao Exercito Azul.
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