Página inicial > Notícias > Alunos do Campus Cachoeiro participam de gincana de história

Alunos do Campus Cachoeiro participam de gincana de história

Publicado: Sexta, 31 de Maio de 2019, 16h32 | Última atualização em Sexta, 31 de Maio de 2019, 16h32

O evento, intitulado “Jogos de Guerra”, é voltado para os 3 os do ensino médio integrado.

Nos dias 24 e 29 de maio, 67 alunos dos 3os anos de Eletromecânica e Informática integrado ao Ensino Médio, participaram dos “Jogos de Guerra”, gincana de perguntas e respostas, com o tema Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O assunto foi esboçado em sala de aula; extraclasse, os estudantes aprofundaram o estudo da temática a partir dos livros, textos e documentos entregues pelo professor.
Os “Jogos de Guerra” foram criados em 2010 pelo professor José Pontes Schayder, que ministra as aulas de história para os estudantes do 1° ao 3° anos do campus. As regras dos Jogos, por sua vez, foram – ano após ano – sendo aperfeiçoadas pelas sucessivas “gerações” de estudantes.

Para a dinâmica didática, os estudantes são divididos em seis “exércitos” (equipes) com cores diferentes. No “campo de batalha”, por sorteio, as equipes se enfrentam alternativamente “disparando” perguntas contra os “exércitos rivais”; as perguntas foram previamente preparadas pelas próprias equipes. Assim, de “disparo” em “disparo”, de “batalha” em “batalha” – ou seja, de rodadas incessantes de “ataques” (perguntas) e “contra-ataques” (respostas) –, a “guerra” vai avançando pelas cinco fases da Segunda Guerra. Nesse processo, os participantes podem ficar “feridos“, tornarem-se “prisioneiros de guerra” ou virarem “heróis de guerra” ou “morrerem”.
Além das “equipes beligerantes”, há o “ Alto Comando de Guerra” que avalia a exatidão dos dados históricos das perguntas e das respostas, concedendo ou retirando os pontos para os “exércitos”. Neste ano, o “Alto Comando da Guerra” foi composto pelos professores Schayder e Hebert Rocha – que também é professor de História e foi especialmente convidado para os Jogos, além de alguns estudantes do 4º ano: Gabriel Sequine, Lorenzo Scaramussa e Letícia Martins.

Outros estudantes contribuíram como voluntários para o bom andamento dos “Jogos de Guerra”; são eles: Rael Carvalho (4º ano), Danilo Castelo e Renan Sessa, ambos do 2º ano.
Para muito além da fixação de conteúdos sobre a Segunda Guerra Mundial, os objetivos da atividade são: desenvolver nos estudantes a capacidade de se tornarem autodidatas, além de aperfeiçoar habilidades de oratória, negociação, trabalho em equipe e raciocínio rápido.

De acordo com a estudante do curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio, Alana, participar dessa atividade é Alana, participar dessa atividade é “muito diferente da maneira convencional utilizada em salas de aula, a metodologia aplicada pelo professor Schayder instiga o autodidatismo do aluno, que estuda por fontes disponibilizadas pelo professor e extrai delas o máximo de conhecimento, a fim de ser capaz de criar e responder perguntas, além de desbravar o conteúdo da Segunda guerra Mundial. Essa maneira de ensinar História foge dos padrões, o que é ótimo para nós alunos, porque cria uma situação ilustrativa que nos faz ter mais vontade e animação para estudar e aprender o que foi proposto. Com certeza essa atividade será uma recordação para marcar a trajetória de todos os alunos aqui do Ifes.”

Nesta edição dos Jogos de Guerra, o “Exército Vermelho” foi o vencedor da turma de Eletromecânica; na Informática, venceu o “Exército Amarelo”. Em breve, segundo o prof. Schayder, haverá a “Grande Batalha Final”, quando os dois exércitos serão confrontados. Fortes emoções vêm por aí – e muito aprendizado também, comenta o professor.

jogos de guerra 1

Exército Verde da turma de Eletromecânica e os Oficiais Comandantes (à esquerda o professor J. P. Schayder e à direita o professor de história convidado, Hebert Rocha).

jogos de guerra 2

Integrantes do Exército Preto, Vermelho e Branco da turma de Eletromecânica com um dos Oficiais Comandantes.

jogos de guerra 3

Todos os Exércitos da turma de Eletromecânica e Oficiais Comandantes reunidos no auditório após o término da atividade

jogos de guerra 4

Exército Vermelho, ganhador dos Jogos de Guerra na turma de Eletromecânica, e Oficiais Comandantes

jogos de guerra 5

Alguns integrantes dos Exércitos da turma de Eletromecânica reunidos com um dos Oficiais Comandantes no pátio do campus

jogos de guerra 6

Exercito Branco, da turma de Informática, fazendo uma denuncia de guerra para o Alto Comando

jogos de guerra 7

À frente, o Alto Comando de Guerra, e ao fundo, o Memorial dos Combatentes.

jogos de guerra 8

Soldado do Exercito Preto disparando pergunta ao Exercito Azul.