Página inicial > Notícias > Alunos do Campus Cachoeiro participam do projeto “Cachoeiro: conhecer para valorizar”

Publicado: Segunda, 27 de Maio de 2019, 11h19 | Última atualização em Segunda, 27 de Maio de 2019, 11h19

Com apoio da Semcult e acompanhados de guias, estudantes visitaram locais históricos do município.

Na última quarta-feira, 22 de maio, cinquenta e três alunos dos 4os anos de Eletromecânica e Informática integrado ao Ensino Médio, acompanhados dos professores Roberto Carlos Farias de Oliveira (Língua Portuguesa e Artes), Pollyana dos Santos (Professora da Licenciatura em Matemática), Nilson Alves da Silva (Engenheiro Eletricista), do Diretor de Ensino, professor Flávio Palhano Fernandes (Geografia) e da mestranda em Educação Profissional, professora Sabrina Poloni Garcia, fizeram uma caminhada pelo centro da cidade a fim de conhecer um pouco mais da história e da arte da Cachoeiro de Itapemirim.

O evento foi uma proposta do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do campus e apoiado pela Semcult – Secretaria Municipal de Cultura, que desenvolve o projeto “Doce terra onde eu nasci”. A secretaria disponibilizou transporte e o grupo foi conduzido pelo guia, Thiago Camilete Neves, que acompanhou, apresentou e motivou os alunos durante todo o trajeto. O início da atividade foi no Museu Ferroviário Domingos Lage onde, o sr. Hamilton Rodrigues apresentou o museu e seus objetos, materiais e documentos para o grupo que pôde conhecer um pouco da história da cidade, cujo desenvolvimento foi acelerado por conta da ferrovia. No mesmo prédio da antiga Estação, conheceram o Centro de Informação ao Turista (CIT) onde se encontram informações sobre os centros culturais, os pontos turísticos e os eventos programados pela prefeitura.

Seguindo o trajeto em direção ao centro, a próxima parada foi na praça em que está a escultura de Roberto Carlos, feita pela artista plástica Ângela Borelli, instalada na entrada da rua onde fica a casa em que o rei viveu na infância. Depois, seguiram para a Casa de Cultura Roberto Carlos, onde foram recebidos pelo músico Gilberto Garcia que interpretou várias canções de Roberto Carlos, acompanhado pelo coro dos alunos. Após conhecer a casa, o grupo seguiu em direção à Rua Rui Barbosa, no centro de Cachoeiro, para contemplar a pintura artística alusiva à dançarina Luz del Fuego (1917-1967), uma das filhas mais ilustres da cidade e conhecer um pouco de sua história.

O próximo destino foi a Praça Jerônimo Monteiro onde os estudantes visitaram espaços importantes da cidade: o Palácio Bernardino Monteiro (onde funciona atualmente a sede do Governo Municipal) e dentro dele a Sala Levino Fânzeres, com a exposição do artista Girlan Quidute. Também conheceram os murais com todos os prefeitos da cidade bem como caricaturas de personagens ilustres, além de uma visita ao Arquivo Público Municipal - Sala Evandro Moreira.

Para encerrar a tarde de caminhada pela cidade, o último ponto a ser visitado foi o Centro Cultural Casa dos Braga. Ali conheceram tanto a história da casa quanto da família que tão importante foi para o desenvolvimento e crescimento da cidade. A casa preserva a memória da família e tem em seu acervo obras e móveis originais, da época dos irmãos Rubem e Newton Braga. Ao lado da casa, conheceram a Praça da Poesia e o famoso pé de fruta-pão, assunto de textos do cronista.

“Foi uma tarde cansativa, porque o percurso foi feito a pé, enfrentando os 34 graus típicos de Cachoeiro, mas foi muito produtivo”, relata o professor Roberto. A iniciativa faz parte do projeto “Cachoeiro: conhecer para valorizar”, de iniciativa do professor Roberto Carlos que já tem outros projetos em fase de elaboração, com essa temática e visando sempre aliar educação, arte e cultura.

1 1
O grupo reunido na antiga Estação para visitar o Museu Ferroviário Domingos Lage. (foto prof. Roberto Carlos)

2 1
O sr. Hamilton Rodrigues conta a história da ferrovia para um grupo de alunos. O diretor de ensino e prof. De Geografia, Flávio Palhano Fernandes atento a todos os detalhes. (foto prof. Roberto Carlos)

3 1
Escultura de Roberto Carlos feita pela artista Ângela Borelli. (foto prof. Roberto Carlos)

4 1
O grupo chega à Casa de Cultura Roberto Carlos. (foto prof. Roberto Carlos)

5 1
Na casa de Roberto Carlos, os professores responsáveis pela visita: Roberto Carlos, Pollyana, Nilson e Sabrina.

6
Todo o grupo reunido no quintal de casa de Roberto Carlos, com o músico Gilberto Garcia (à esquerda) e o guia Thiago Camilete Neves (à direita). (foto prof. Roberto Carlos)

7
Mural pintado por Hudson Costa em homenagem à Luz del Fuego, artista cachoeirense. (foto prof. Roberto Carlos)