Página inicial > Notícias > Núcleo de Arte e Cultura participa da 17ª Semana Nacional dos Museus

Núcleo de Arte e Cultura participa da 17ª Semana Nacional dos Museus

Publicado: Sexta, 17 de Maio de 2019, 13h48 | Última atualização em Sexta, 17 de Maio de 2019, 15h50

No dia 15 de maio, o professor de Língua Portuguesa, Literatura e Artes, Roberto Carlos Farias de Oliveira, representando o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim, ministrou uma oficina de crônicas para alunos de Ensino Médio da Escola CEI Atila de Almeida Miranda. O evento faz parte da 17ª Semana dos Museus com o tema “Museus como núcleos culturais, o futuro das tradições” e foi realizado na Praça da Poesia, no pátio externo da Casa dos Braga.

Os alunos foram recepcionados pela servidora da Casa, Thatiane Cardoso e demais membros da Secretaria de Cultura do município. Após a recepção e uma apresentação do professor ao grupo, teve início uma roda de conversa sobre o processo de escrita em geral, até chegar à crônica. Na sequência, os alunos fizeram uma visita acompanhada pela servidora Luciana Rita Soares que contou a história da casa, do acervo exposto nela e de seus moradores – a família Braga.

Depois, instigados pelo professor, produziram pequenas crônicas a partir de objetos ou elementos da casa, como um desafio do exercício de escrita. Para a professora de Língua Portuguesa que acompanhou os alunos, Sheila Trevisol, é muito importante que eles conheçam os espaços culturais da cidade, pois é possível explorar e criar vínculos com eles. O professor Roberto Carlos sorteou entre os alunos participantes alguns livros como forma de incentivar e democratizar a leitura.

A ação acontece durante a semana e conta com outras oficinas com o objetivo de que crianças e jovens vivenciem diferentes atividades que possibilitem o acesso à cultura local, o contato com o Centro Cultural e o incentivo a escrita e leitura.

nac 17 semana museus 1

nac 17 semana museus 2